A ADETUR AMAZÔNIA-Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte do Brasil foi consolidada durante a IV FITA-Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que encerra no último domingo (7), em Belém do Pará. Com a primeira diretoria eleita e titulada pelo presidente do Acre Convention e Visitors Bureau e da Abav regional, José Moraes, que terá sede administrativa e fiscal em Brasília, a instituição será a mais nova ferramenta para a integração dos roteiros e programas da região.
A presidente da Adtur, Regina Reis, participou da homologação da nova agência fomentadora, em Belém. Uma ação prévia foi realizada nos sete estados do pólo amazônico para, através de seminários de planejamento, estruturar a composição da Agência. No Tocantins, aconteceu na Assembléia Legislativa, recentemente.
Esta iniciativa é avalizada pelo Ministério do Turismo confirmada em entrevista do ministro Luiz Barretto durante a Fita. Segundo ele, o presidente Lula dá ao turismo importância ímpar e já em 2009 o Orçamento da União terá aumento vigoroso nos recursos para o setor. E ressaltou os investimentos do Prodetur Nacional, programa de incentivo à melhoria da infraestrutura e qualificação dos serviços.
No próximo ano disse, o Ministério do Turismo vai assumir integralmente a contrapartida dos estados no financiamento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Nacional. Segundo ele, a decisão atende à reivindicação dos estados e vai dinamizar a liberação de recursos e a execução de projetos, especialmente na área de infra-estrutura. "É uma corrida de obstáculos para transformar o Prodetur em um programa de abrangência nacional", disse o ministro.
(JA)
Comentários