Febraban discute marketing com clientes

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizará, dias 16 e 17 de setembro de 2008, a primeira edição do Semarc (Seminário de Marketing e Relacionamento com Clientes), que deve reunir os principais executivos de marketing e atendimento ao cliente de bancos e demais instituições financeiras. O Semarc é a fusão dos seminários anuais de marketing bancário (do qual já foram realizadas quatro edições consecutivas) e o de atendimento bancário (oito edições), todos promovidos pela Febraban. O evento desse ano será realizado em dois dias e prevê 13 painéis de palestras e debates.

Um dos focos do evento será a evolução do atendimento bancário (nos seus diversos canais, das agências à Internet) num cenário em que, cada vez mais, os bancos brasileiros incorporam um novo grupo de clientes, das classes C e D à sua carteira. Para se ter uma idéia desse fenômeno da bancarização – com conseqüente aumento do acesso a produtos e serviços como crédito, cartões, seguros, etc., – nos últimos sete anos, o número de contas correntes aumentou 76%, de 63,7 milhões para 112 milhões de contas. Assegurar a qualidade do atendimento numa situação em que o número de usuários do sistema tem aumentado substancialmente é um dos desafios do setor que serão debatidos no Semarc.

Além dos painéis de palestras, conferências e debates, o evento também terá um recinto de exposição para produtos, soluções e novas tecnologias de marketing e relacionamento com clientes para o setor financeiro.
Deverão participar, como painelistas e palestrantes, executivos de bancos (das áreas de marketing e relacionamento com clientes), representantes de organismos públicos, redes de varejo, financeiras, seguradoras, operadoras de cartões, construtoras e fornecedores de tecnologia.

Entre os temas a serem debatidos estão o “Uso consciente do crédito”; “Normatização dos SACs” (serviços de atendimento ao cliente); “Gestão de clientes”; Sustentabilidade e Web 2.0 (marketing interativo); além das melhores práticas para se antecipar às reclamações dos correntistas. (VB)