FabraQuinteiro e Ag407 desistem da fusão

Após informarem que começariam o ano dividindo o mesmo teto, a FabraQuinteiro e a Ag407 desistiram da fusão. Os sócios das duas agências não se entenderam na hora de assinar o contrato, embora digam que não está descartada a "possibilidade de uma futura associação", conforme comunicado divulgado nesta quinta-feira, 15.

A discordância entre as partes se deu no momento da definição dos detalhes de como iria ser a nova operação, que deveria se chamar FabraQuinteiro/407, unindo os sócios da primeira, Paschoal Fabra Neto e Fernando Quinteiro, aos remanescentes da segunda, Alex Schönburg e Selma Navarro.

Tais detalhes incluem desde a divisão de cotas entre os quatro sócios até o formato de condução do dia-a-dia da nova empresa. O plano inicial previa a mudança do pessoal da Ag407 para a sede da FabraQuinteiro e a partilha de comando entre os quatro sócios: Fabra Neto e Selma conduziriam a área criativa, enquanto Quinteiro e Schönburg ficariam responsáveis pelo planejamento e atendimento.

Desta forma, FabraQuinteiro e Ag407 continuam levando vidas independentes. A primeira atende, entre outras, as contas de Algar, Basf, Bradesco (Banco BMC e Finasa), Caloi, CTBC, Epson, Intel e Pfizer. Já a Ag407 trabalha com Pernod Ricard (Tequila Olmeca), Unimed Brasil e Vogue.

No mercado desde outubro de 2000, a FabraQuinteiro nasceu tendo como sócio o Grupo Havas, na época dono de 50% do negócio. A joint venture durou cerca de um ano, período no qual a FabraQuinteiro operou com o "sobrenome" The Sales Machine.

Até junho do ano passado, a função de dividir o comando criativo com Paschoal Fabra Neto era do diretor Marcelo Aragão, que, após cinco meses na agência, migrou para a Africa.

Por sua vez, a Ag407 também enfrentou muitas mudanças recentes em seu time, incluindo as saídas dos sócios Rafael Barajas, que respondeu pela diretoria de atendimento até novembro, e André Felipe, que deixou a direção de criação no final de 2007, assumindo, meses depois, a diretoria de marketing e comunicação da Trip Editora. Ambos estavam na agência desde o início das atividades, em 2005, e a deixaram por divergências na gestão da empresa com Selma e Schönburg.

De outubro de 2007 a agosto de 2008, a Ag407 contou com um quinto sócio: o criativo Alexandre Lucas. Além disso, a agência chegou a ser majoritária (85%) na paranaense By Vivas entre abril e dezembro de 2005. O negócio foi dissolvido após desentendimentos entre os sócios, que só foram resolvidos na justiça.

No ano passado, a Ag407 ainda amargou a perda de seu principal cliente, a GVT (atualmente na MPM), o que acarretou no fechamento de seu escritório em Curitiba, ativo desde os tempos da associação com a By Vivas.

A idéia de lançar a Ag407 nasceu no final de 2004, quando Alex Schönburg e Selma Navarro retornaram ao Brasil, após seis anos na Europa, onde foram sócios da alemã Cayenne. A intenção era firmar uma sociedade com o criativo Drausio Gragnani, que vinha tocando sua agência independente havia um ano. Entretanto, no início de 2005 a Ag407 foi lançada sem Gragnani, com quem não houve entendimento. (VB)