“Todos ficam muito mais dispostos a fazer negócio. Dessa vez eu tive uma ótima experiência desde o meu embarque no Rio Grande do Sul. O espaço esse ano está lindo e bem projetado”, afirmou a gaúcha Nadir Debenetti Baseggio, diretora da Viaggiotur. André Sydney Meyer, executivo de contas da operadora dinamarquesa DMC, é outro que achou benéfica a participação junto ao stand do Visit Denmark. "Estávamos no pavilhão 4, ambiente que reuniu empresas grandes que investem pesado em stands volumosos e em muito marketing. Como a Dinamarca participou pela segunda vez, conseguimos trabalhar a marca e estabelecer contatos comerciais", diz Meyer.
Para a Visual Turismo, o mais importante foi passar a credibilidade da empresa e fortalecer o nome entre os operadores cariocas. "Temos 25 anos de trabalho em São Paulo e buscamos no Rio agentes para futuros negócios na cidade. Foi importante estar na Abav 2011 para consolidar esta possibilidade", reforçou Gilca, que está pela segunda vez na Feira da Abav.
Paulo Leite, gerente de vendas para América do Sul da Hotelera Posadas, não achou produtivo abrir os portões mais cedo, mesmo assim não foi algo que atrapalhou a participação de sua empresa. “O nosso objetivo principal na feira foi divulgar nossos novos empreendimentos e fazer contatos, pois isso gera bons frutos. E saio daqui com a certeza de ter feito bons negócios".
O jovem jordaniano Almad Al-Hadid, gerente de marketing do Escritório de Turismo da Jordânia (Visit Jordan) trouxe uma delegação de agentes e operadores de seu país. "Todos aqui do stand estão contentes com a participação. O Brasil é um país emergente e está atraindo muitas oportunidades, por isso investimos mais na Feira das Américas em 2011", declara o gerente árabe.
Marco Amaral, diretor de operações da Tivoli Hotels & Resorts, também manifestou um saldo positivo. "A ABAV é muito importante à Tivoli incrementar seus negócios", disse o empresário que esteve no segundo dia do evento. Seu compatriota, o português Carlos Ribeiro, da Across Luxury Travel, afirmou que “em 2009, estive aqui como expositor. Mesmo tendo bons resultados na edição passada, optei por participar apenas como visitante para ter mais mobilidade. Aqui temos oportunidades de fazer bons negócios com empresas brasileiras e do exterior. Destaco a grande variedade de empresas presente”, revelou.
A diversidade de fornecedores do setor também foi um dos destaques para o mineiro Marcelo Pereira, da consolidadora Tour Star. “A empresa sempre manda representantes para fazer negócios na Feira. O evento é uma ótima oportunidade para negociação de grupos. É possível encontrar todas as fornecedoras, no meu caso companhias aéreas, reunidas no mesmo local. Isso tudo possibilita negócios com condições extraordinárias”, afirmou.
Vânia Climinacio, diretora da Paraná Turismo, participa da Feira desde a 1ª edição. “A Abav é uma vitrine. Se o destino não está presente aqui, ele não é lembrado lá fora”. Silvana Canal, assessora de imprensa do Iguassu Convention & Visitors Burau, achou positiva a participação na ABAV 2011. "Conseguimos intensificar a campanha para eleger as Cataratas do Iguaçú como patrimônio natural e realizamos uma volta ao mundo pelos corredores do Rio centro".
A jornalista Cristina Lira, que participa da Feira das Américas há mais de dez anos, conseguiu visitar clientes e rever amigos. "A feira me proporciona muitas oportunidades, como divulgação nos veículos em que escrevo, rever pessoas queridas que encontro uma vez ao ano, e conhecer mais a Cidade Maravilhosa como o Rio Design Barra, um shopping lindíssimo", conta a jornalista natalense.
O chefe do departamento de comunicação da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Marden da Mota Couto, fez um trabalho especial com os jornalistas na sala de imprensa. "Estar aqui é importante para divulgar Minas Gerais e especialmente Belo Horizonte. Também rever parceiros e amigos é fundamental", completou Marden que acabava de chegar de uma viagem a Guadalajara, no México, onde foi cobrir os Jogos Panamericanos.
Já Isabel de Souza, coordenadora da divisão de promoções da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), participa da Feira das Américas desde 1987, ano da 15ª edição. Neste ano, ela constatou maior participação dos agentes de viagens, além da utilização de uma linguagem mais enxuta nos pavilhões e estandes que, na sua avaliação estavam nivelados em tamanho e investimento
Comentários