Expointer incrementa reserva de hospedagem em Porto Alegre

Em levantamento prévio feito pelo sindpoa junto a 58 hotéis da região metropolitana, verificou-se que 88% já possuem reservas para o período do evento

Vista aérea do Parque Assis Brasil, em Porto Alegre, palco da 35ª Expointer
Porto Alegre está com a demanda aquecida para a reserva de hospedagem em decorrência da 35ª Expointer, uma das maiores feiras da América Latina no setor do agronegócio. Em levantamento prévio feito pelo Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa) junto a 58 hotéis da região metropolitana, verificou-se que 88% já possuem reservas para o período do evento.

O Sindpoa está presente no local e irá realizar um levantamento sobre as atividades de gastronomia e sobre o movimento na rede hoteleira. A feira acontece até o dia 02 de setembro, no Parque Assis Brasil, localizado em Esteio. No total, são 6.251 animais inscritos, 2.228 expositores e um público de aproximadamente 500 mil pessoas. Na edição de 2011, 483 mil pessoas passaram pelas roletas de acesso no local. A previsão é de que a comercialização ultrapasse os cerca de 849 milhões de reais registrados no ano passado.

Com o papel de captar e apoiar a atração de eventos para a cidade, o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau também comemorou um número bastante promissor. Em apenas uma semana a entidade finalizou a conquista de quatro eventos nas áreas de medicina, geografia e informática. Dois deles são internacionais. A maioria ocorre em 2013, entre junho e setembro, com exceção da Conferência Internacional em Informática Industrial, que tem agenda para 2014.

Rui Carvalho, superintendente do POACVB, calcula que juntos eles devem representar o desembarque de 2.400 visitantes na cidade e a injeção de recursos na ordem de R$ 2,6 milhões, que serão absorvidos pela cadeia de negócios beneficiada pelo turismo de eventos. Entre congressos, campeonatos, fóruns, simpósios, e outros já realizados neste primeiro semestre com apoio ou captação direta da entidade, Porto Alegre já recebeu 39 mil pessoas. Por consequência, circularam na economia o equivalente a R$ 43 milhões. Segundo Berenice Lewin, presidente do Convention, a meta é colocar a cidade entre os três principais destinos para eventos de negócios no Brasil até 2015.

Entre as novidades da 35ª Expointer está a ampliação dos acessos ao parque, com a disponibilização de um maior número de catracas e de cancelas. Também haverá orientadores no interior dos estacionamentos a fim de otimizar a utilização dos espaços. O número de bilheterias foi ampliado e placas de orientação para pedestres e motoristas também estão mais claras e visíveis.

A parceria entre a Expointer e a Trensurb continua neste ano e, mais uma vez, a orientação é de que os visitantes prefiram este meio de transporte, mais rápido e econômico, contribuindo, assim, para a diminuição dos congestionamentos de veículos na BR 116, especialmente nos finais de semana. Algumas estações do trem irão colocar ingressos à disposição dos usuários, evitando assim que os visitantes que chegam de metrô precisem enfrentar filas para ingressar na Expointer.