O circuito de eventos de educação financeira e investimentos percorreu 10 capitais e reuniu 56 mil participantes diretos
A Expo Money tem o objetivo de ampliar o conhecimento das pessoas sobre planejamento de finanças pessoais e da família. Em 2008 o circuito realizou 11 edições e superou as expectativas de público dos organizadores, inclusive pela qualificação dos participantes. Através de mais de 600 palestras educacionais e exposições gratuitas, a intenção é possibilitar a inserção do participante no mercado de investimentos para alcançar a independência financeira.
Esse ano o circuito reuniu mais de 55 mil visitantes, um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, e percorreu as cidades de Curitiba (PR), Recife (PE), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e uma edição para especial – Expo Money Jovens Investidores (FEA USP). Além disso, quatro cidades (Salvador, Joinville, Uberlândia e Juiz de Fora) receberam uma edição compacta do evento – Expo Money INI Day, e reuniram no total cerca de mil participantes, totalizando mais de 56 mil ao longo do ano.
“Mesmo nesse momento de instabilidade da economia mundial e de grande volatilidade do mercado, os eventos atraíram um público interessado e que mostrou que está mais maduro e educado financeiramente”, aponta Robert Dannenberg, presidente da Trade Network, empresa organizadora da Expo Money. Para o organizador, os investidores estão mais antenados, informados e vêem o investimento na Bolsa como longo prazo.
Os números também comprovam a percepção de Dannenberg, já que no maior período de turbulência da Bolsa de Valores (outubro/2008), o número de investidores pessoas físicas continuou crescendo. Atualmente são mais de 540 mil investidores e no final do ano passado eram pouco mais de 450 mil, ou seja, mesmo com a crise financeira mundial, tivemos um crescimento de 20% no número de investidores pessoa física.
Perfil por estado
A pesquisa Expo Money, realizada com os participantes das 10 capitais, também mostra que as pessoas estão investindo mais em renda variável e que existem diferenças de perfil de cada região. Vitória, por exemplo, teve a maior concentração do público masculino (80,50%), já Fortaleza registrou o maior índice de mulheres (33,80%). Florianópolis liderou no público jovem – menos de 25 anos (53,8%), Brasília na faixa etária entre 26 a 34 anos (40,30%) e 35 a 47 anos (26,60%), Vitória na faixa entre 48 a 59 anos (13,40%) e Rio de Janeiro com a presença de participantes com mais de 60 anos (4,8%).
A capital carioca também concentrou o maior número de aposentados (5,60%), Vitória – investidores (16,70%), Porto Alegre - profissionais liberais (16,50%) e Brasília – funcionários públicos (23,90%). Os investidores mais arrojados estão em SP (16%), moderados no Rio de Janeiro (31%); conservadores em Fortaleza (40%) e os menos conservadores estão em São Paulo e Rio de Janeiro (25%).
Entre as preferências de investimentos, Brasília lidera na opção imóveis (19,90%), Fortaleza em caderneta de poupança (63,70%), São Paulo em fundo de renda fixa e CDB´s (42,70%), Rio de Janeiro em fundos de ações (41,54%) e Porto Alegre em ações diretamente (49,39%) e clubes de investimento (12,48%).
Balanço Expo Money
A primeira edição do evento aconteceu em 2003, em São Paulo e reuniu 9.182 participantes. Depois os organizadores resolveram expandir o evento para outras capitais para atender o público interessado nas diversas cidades do Brasil. Atualmente o evento atende toda a região Sul, Sudeste e parte do Nordeste.
Nesses últimos seis anos a Expo Money cresceu, não só em número de edições, já que começou com uma e atualmente está com 11, mas em número de participantes. Um exemplo disso é a participação em São Paulo, que representa um aumento de quase 75% de 2003 (9.182 participantes) para os participantes desse ano (16.112). O evento atendeu em suas várias edições, ao longo desses seis anos, mais de 175 pessoas interessadas em se educar financeiramente. (VB)
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