Experiências imersivas ampliam a presença das marcas em eventos

Combinando tecnologia e narrativa, marcas usam ambientes virtuais e interativos para transformar eventos em experiências marcantes, elevando o padrão de conexão com o público
Tecnologias como realidade virtual e aumentada ampliam a presença das marcas em eventos

O uso de tecnologias como as de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) têm se consolidado cada vez mais como ferramentas estratégicas no universo do marketing. Hoje, marcas que desejam se destacar em eventos buscam mais do que presença, criam experiências imersivas, capazes de transformar o público em parte ativa da narrativa.

"Estamos em um momento em que o consumidor quer viver o evento, não apenas assistir. O uso de artifícios como AR e VR oferecem justamente essa possibilidade de participação, de experimentação sensorial e emocional", afirma Gustavo Costa, CEO da LGL Case, empresa referência em brand experience e cross marketing.

Inovação e Tecnologia

A LGL tem apostado fortemente nesse tipo de ativação, assim como fez no Festival Interlagos – Edição Carros, onde a Toyota Lexus pode oferecer uma experiência de realidade virtual premium em seu lounge, levando os visitantes a um universo sensorial que traduziu visualmente o conceito de Omotenashi, tradicional hospitalidade japonesa, que é a identidade registrada da marca.

Na etapa brasileira do FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance da FIA), realizada em Interlagos, a Toyota Gazoo Racing promoveu uma Fan Zone com simuladores no autódromo, utilizando óculos de VR que permitiu  adultos e crianças vivenciarem a emoção e adrenalina de pilotar um carro da equipe em um ambiente seguro, gamificado e altamente atrativo. "Quando unimos tecnologia e propósito, conseguimos ampliar o engajamento e também gerar dados valiosos em tempo real, o que reforça o ROI para as marcas", explica Costa.

Essas soluções têm ampliado a capacidade das marcas de contar histórias, estimular o compartilhamento nas redes sociais e estender a jornada do consumidor antes, durante e após o evento. Segundo Gustavo Costa, o Brasil tem mostrado criatividade na adoção dessas tecnologias. “Não estamos apenas seguindo tendências globais, estamos criando soluções locais, com relevância cultural, e levando isso a festivais, feiras de negócios e eventos esportivos com muita originalidade”, completa.

Fonte: Assessoria