Eventos no Metaverso: como se preparar para as experiências do futuro?

Como organizar e repensar a infraestrutura dos eventos em um novo universo virtual

“Como o mercado de eventos e os organizadores e produtores podem se preparar para fazer parte do Metaverso?”

Essa foi uma pergunta que me fiz, há algumas semanas, assistindo a um debate no Youtube sobre o futuro dos eventos e a nova realidade do Metaverso que se apresenta cada vez mais próxima. Como nós, que atuamos diretamente no setor de eventos, podemos antecipar processos e nos prepararmos para as novas experiências que estão por vir?

Bom, eu sempre acreditei que para nos prepararmos para algo “novo”, precisamos entender todos os caminhos que evidenciaram essa novidade e olhar para essa inovação em sua totalidade, questionando, duvidando e procurando novos ângulos, perspectivas e explicações que nos levem a novas respostas.

Portanto, para responder à pergunta do título desse artigo, precisamos chegar a um acordo comum sobre o que é exatamente o Metaverso.

Para começar, que tal imaginá-lo em uma nova perspectiva?


Um novo olhar sobre o Metaverso

No geral, o Metaverso ganhou popularidade quando o Facebook anunciou, em 2021, que se tornaria uma “empresa Metaverso” em até 5 anos, elevando a curiosidade sobre o assunto e o colocando em foco na mídia e no radar de todas as empresas do mundo.

Popularmente, o Metaverso é definido como uma nova camada da realidade, capaz de integrar mundos reais e virtuais.

Na prática, é um ambiente virtual imersivo, construído através de várias tecnologias (realidade virtual, realidade aumentada, realidade estendida, hologramas) que proporcionam um universo paralelo, onde pessoas podem interagir uma coisa as outras, trabalhar, estudar e ter uma vida social através de avatares, com o objetivo de retirar os internautas do papel de observadores virtuais e transportá-los como parte integrante do universo digital.

Agora vamos refletir sobre outra perspectiva. Segunda Shann Puri, ex-diretor da plataforma de Streaming, Twitch, o Metaverso não é apenas um lugar virtual para se estar, é um momento no tempo:


“Um momento no tempo onde nossa vida digital vale mais que a vida física”.


Parece polêmico, né? Mas Reflita sobre essa frase.

Segundo Shann, nossa vida digital/virtual vem ocupando um espaço cada vez maior dentro da nossa vida física. Pense bem: nos comunicamos através das telas, passamos boa parte do dia em aplicativos como WhatsApp, Telegram, nos relacionamos online, pedimos comida através de aplicativos, e hoje em dia, até nos casamos virtualmente.

Quantas reuniões por dia não fazemos via Zoom? Teams? Quanto tempo você passa em jogos online?

“Os NFTs são os novos artigos de luxo, as skins, as novas roupas, as criptomoedas, o novo dinheiro, os filtros no instagram, a nova maquiagem”.

Agora, pensando dessa forma, a afirmação do Shann não parece tão polêmica, né? Afinal, cada vez mais a mídia e o digital serão uma extensão da realidade, ou seja, o Metaverso, em sua mais pura forma, já faz parte das nossas vidas, dos nossos relacionamentos e da nossa jornada de trabalho.

A grande questão é: como direcionar tudo que está acontecendo para produzir eventos grandiosos com o conceito de Metaverso?


Como se planejar para os eventos do Metaverso?

Atualmente vejo o quanto os profissionais de eventos e até mesmo de outras áreas, inclusive de tecnologia, ainda estão carregados de dúvidas sobre o que é exatamente o Metaverso e como trabalhar da melhor forma dentro desse novo conceito.

É importante lembrar, que para planejar uma nova experiência, é importante organizar, mapear, explorar ideias, conceitos já existentes e antes de mais nada: testar!

Não tenha medo de errar, estamos todos no início de uma mesma caminhada. Teste, pergunte, inove, crie momentos híbridos integrando o melhor do online e do offline. Utilize os eventos como ferramentas, utilize os recursos virtuais para facilitar conexões.

Minha dica, é: não planeje o evento, planeje as experiências, o evento vai se concretizar a partir de todas elas.