Estande do Circuito das Águas Paulista dá dica de passeios

O Circuito das Águas Paulista, destino formado pelas cidades Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, está sendo divulgado no 3o. Salão do

O Circuito das Águas Paulista, destino formado pelas cidades Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, está sendo divulgado no 3o. Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, evento que começou hoje e vai até o dia 22 de junho, em São Paulo. Veja abaixo as dicas de passeios que podem ser realizados no Circuito.

• Águas  de Lindóia - Conhecida internacionalmente pelo poder de cura de sua água, o Balneário é uma referência para quem quer conhecer um pouco mais da história da cidade e usufruir dos diversos banhos e massagens realizadas no local. A Praça Adhemar de Barros, com paisagismo de Burle Marx, é o ponto de encontro da moçada, das crianças e dos turistas. Para quem quiser conhecer a cidade, vendo tudo passar vagarosamente, vale um passeio de charrete pelos principais pontos do centro. Já a criançada, se diverte na mini charrete com cavalos de carrossel enfeitados e coloridos empurrados por simpáticos senhores. Outra dica é realizar o City Tour a bordo de um trenzinho, que leva o visitante até o Cristo Redentor. Para os mais aventureiros, a pedida é ver o pôr do sol do Morro Pelado.

• Amparo – Passeio da Memória - são roteiros pelo centro da cidade que resgatam momentos importantes da formação urbana, histórica e social de Amparo. Passear pela cidade é como passear pelos séculos XVIII, XIX e XX com sua história preservada nos casarios com diversos estilos arquitetônicos representando várias épocas. Vale realizar também o turismo Rural visitando fazendas do período áureo do Café. A Fazenda Engenho das Palmeiras construída em 1876 prima pela beleza arquitetônica nos traços coloniais tem ainda um museu do café. As visitas à Fazenda Atalaia, construída em 1876, devem ser agendas por grupos, pois é possível saborear um delicioso “café caipira da fazenda”, com elite, queijos, iogurte, requeijão, manteiga, geléias, pães e doces feitos artesanalmente.

• Jaguariúna - Cidade conhecida pelo Rodeio e pelo seu passeio de Maria Fumaça, também possui muitos ranchos de cavalos, uma característica única que pode elevar a cidade a capital dos cavalos. Também possui bons restaurantes e uma rede hoteleira com hotéis modernos e bem equipados.  Vale visitar o Casarão Imperial (1895),  com arquitetura Neo Clássica onde ocorreu a primeira eleição para a Presidência do Brasil e o Restaurante e Pousada Vila Bueno na restauração recuperou-se as pinturas originais da casa como afrescos italianos e marmorização. Além de um passeio pelo Centro Cultural onde há uma locomotiva inglesa exposta.

• Lindóia - É uma cidade pequena com alguns pontos turísticos que merecem destaque, como o Museu que possui uma sala dedicada a história da água, onde também existe um documento da Nasa confirmando que a água de Lindóia esteve na Lua junto com a Operação Apollo 11. Vale uma visita ao Vertedouro, Grande Lago, Ninhais das Garças, Praça da Matriz, Sorveteria Tradicional e Engenho Cavalo de Troia. Outros pontos turísticos são os Sítio dos Caetanos e São Luiz, que proporcionam verdadeiros roteiros rurais.

• Monte Alegre do Sul - Cidade pitoresca e bucólica para quem busca tranqüilidade. As casas antigas que datam do século XIX estão bem tratadas e coloridas. Um verdadeiro cartão postal, que também possui uma amostra da arquitetura neoclássica e neo colonial do Circuito das Águas Paulista. Dicas de passeio: Santuário do Senhor do Bom Jesus, Morro do Cristo, Pontilhão da Mogiana, Fonte Girardelli, Estação Experimental e Fonte da Índia.

• Pedreira - Destaca-se pelo Turismo de Compras, onde o  ponto forte é a grande concentração de lojas de fábricas, que vendem diretamente ao turista peças em porcelanas, cerâmicas, faianças e artigos para decoração em geral, infantil e paisagismo. Quanto aos passeios turísticos, destaque para a Fazenda São João Baptista, Bairro Entremontes, Observatório Astronômico, Complexo Turístico do Morro do Cristo, Bosque Municipal e Museu Histórico e da Porcelana. Cabe um destaque especial para o evento Paixão de Cristo que é um teatro a céu aberto com mais de 800 figurantes, enriquecido com a Procissão do Fogaréu.

• Serra Negra - É uma cidade que tem fama nacional pelos atrativos naturais com uma paisagem inigualável e suas centenas de lojas. Vale a pena subir até o Morro do Cristo, além da visita as diversas fontes de água natural e ao Balneário com banhos de imersão, massagens e terapias diversas. Na Rota do Queijo e Vinho vale uma parada para degustação e compras. O Alto da Serra é um lugar maravilhoso para apreciação.

• Socorro - Dotada de uma natureza exuberante, possui diversidade turística, possibilitando aos seus visitantes: Turismo Rural, Ecológico, de Lazer e Águas Minerais, Histórico Cultural, de Compras com mais de 100 lojas vendendo Malhas de Socorro direto do fabricante ao turista, com dois centros de vendas, vale uma visita a Feira Permanente de Malhas e ao Moda Shopping e o de Aventura. É o centro da Aventura do Circuito das Águas Paulista. Com cinco Parques de Ecoturismo, a cidade oferece 27 modalidades de esportes de aventura tanto da terra, como da água como do ar, tais como: rafting, bóia-cross, tirolesa, arborismo, rapel, caving, acqua ride, off road.

Serviço

Circuito das Águas Paulista
Site:
www.circuitodasaguaspaulista.com.br