Especialistas debatem sobre ferramentas do Live Marketing durante Congresso inédito

Marketing de Incentivos, Trade Marketing, Planejamento Logístico e Estudos Acadêmicos serão temas abordados por comitês permanentes da AMPRO durante o 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing

Durante os dois dias reservados para o 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing, evento inédito que irá reunir dezenas de agências, fornecedores e anunciantes em São Paulo, a AMPRO – Associação de Marketing Promocional prepara atividades paralelas organizadas por especialistas que compõem cinco dos seus comitês especializados. Com a presença de convidados especiais, os grupos irão debater informações relevantes sobre marketing de incentivos, trade, logística e estudos acadêmicos. “Além do conteúdo exclusivo do Congresso, a AMPRO também disponibiliza ao público os detalhes dos trabalhos de comitês especializados, que igualmente contribuem para o desenvolvimento do Live Marketing no Brasil.”, afirma Kito Mansano, presidente da entidade.

No dia 29 de julho, a partir das 14h, o GEA – Grupo de Estudos Acadêmicos da AMPRO, liderado por Luciano Bonetti, coordenador do curso de Comunicação Mercadológica da Metodista, discutirá sobre as novas diretrizes curriculares para os cursos de comunicação, com a presença de Fernando Ferreira de Almeida, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Metodista e diretor da Intercom; e alguns convidados já confirmados, como João Riva (FAAP e sócio-diretor da Omelete Inteligência), Altair Scheneider (Metodista), Marina Pechlivanis (ESPM e sócia-diretora da Umbigo do Mundo). “O encontro acontece em um momento muito importante para o ensino da comunicação, pois o Ministério da Educação esta em plena discussão das novas diretrizes curriculares para os cursos desta área. O nosso mercado precisa participar desta discussão e dar a devida importância para as disciplinas que envolvem o Live Marketing. Pretendemos discutir o papel de cada um: agências, clientes, universidades e professores na formação do novo profissional de Live Marketing. O Fernando trará um panorama de como está o andamento das novas diretrizes e no debate vamos ouvir o ponto de vista de cada um”, grifa Bonetti.

Com início às 15h40, o Comitê de Planejamento Logístico abordará o tema “A contribuição da Logística para a Evolução do Live Marketing”, com destaque para os diferenciais que a logística promocional oferece para o sucesso das ações. “Se é ao vivo, tem data, local e hora para acontecer. Abordaremos especialmente a importância do planejamento logístico e o impacto das obrigações fiscais e tributárias na sustentabilidade do negócio. Haverá ainda a apresentação de um case de sucesso envolvendo cliente, agência e empresa de logística e o relançamento do Guia de Melhores Praticas em Planejamento Logístico para Live Marketing.”, destaca Eduardo Salicini, responsável pelo planejamento e marketing do Grupo DGT. O encontro contará com as participações de Carlos Ortiz (Grupo DGT e diretor do Comitê), Ana Del Mar e João Riva (Sócios-diretores da Omelete), com a divulgação de pesquisa inédita com operadores logísticos que atendem ao segmento de Live Marketing.

Já no dia 30, a partir das 10h30, o COVIA – Comitê de Operadoras de Viagens de Incentivo debaterá sobre “O papel das operadoras de viagens de incentivo e sua relação com as agências de Live Marketing”. Quais as particularidades desse trabalho, a importância do especialista e o timing da operação serão alguns dos detalhes trazidos pelo grupo. “Representantes da Avianca – Rodrigo Napoli, diretor comercial – e da rede Marriot – Bruna Duarte, diretora de vendas internacionais também estarão presentes para explicar como funcionam os mecanismos de reservas, preços e prazos de pagamento”, antecipa o diretor do Comitê, Wanderley Saldanha.

Na sequência, às 14h, o painel do Comitê de Marketing de Incentivos aborda “A evolução do Marketing de Incentivo integrado ao conceito de Live Marketing”, apresentado por Jorge Medauar e “A legalidade das premiações em campanhas de incentivo segundo o Direito do Trabalho”, por Nelson Mannrich, professor titular de Direito do Trabalho da USP. Para a mesa debatedora, já confirmaram presença Sueli Brusco (SIM Group), Luiz Salles (Cia Group), Paulo Netter (LTM) e Ricardo Albregard, advogado e secretário do Comitê.

Para finalizar, a partir das 15h40 do dia 30, o Comitê de Trade Marketing discute o “Live Marketing e tendências mundiais: expectativas do varejo em relação à indústria e ao setor de serviços”, com mesa debatedora composta por Ricardo Roldão (CEO do Atacadista Roldão), Marcos Carcagni (Diretor de Inovação da Imbera Beyond Cooling) e Patricia Lanzoni (CEO da JPL Trade Marketing Results), como mediadora.

Com o objetivo de posicionar o mercado, aprimorar a relação entre cliente e agência e mostrar a evolução do Live Marketing no Brasil, o 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing irá reunir convidados de peso, como Patrick Flynn, diretor técnico do Cirque du Soleil; Roberto Abdelmur, presidente da ETCO; Rachel Denstone, compras da BRF; Marcelo Miranda, diretor Marketing da SKY; Fernando Chacon, CMO do Itaú; Andrea Bó, diretora de marketing da J&J; Roberta Medina, realizadora do Rock in Rio entre outros.

O Live Marketing é um dos mercados que mais cresce no país. Em 2012 movimentou R$ 40,3 bilhões no Brasil, com estimativa de crescimento de 15% para este ano.

Confira a programação completa das atividades paralelas dos Comitês especializados da AMPRO:

Dia 29 de julho:

14h às 15h30 GEA-Grupo de Estudos Acadêmicos

15h40 às 17h10 Comitê de Planejamento Logístico

Dia 30 de julho:

10h30 às 12h COVIA-Comitê de Operadoras de Viagens de incentivo

14h às 15h30 Comitê de Marketing de Incentivo

15h40 às 17h10 Comitê de Trade Marketing

Serviço: 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing

Data: 29 e 30 de julho de 2013

Local – Área de eventos do WTC

Endereço - Av. das Nações Unidas, 12551, São Paulo/SP

Informações e inscrições: www.congressolivemarketing.com.br

AMPRO

A Associação de Marketing Promocional é a maior entidade que representa o segmento em todo o país. Possui 20 anos de mercado e é responsável por reunir, defender, divulgar e desenvolver todos os segmentos de marketing promocional brasileiros (agências, clientes, veículos, fornecedores, professores e profissionais liberais).

Presidida por Kito Mansano (gestão 2012/2013), com sede em São Paulo, a AMPRO possui cerca de 350 empresas associadas, com representação em várias regiões por meio de seu Capítulo e Diretorias Regionais (Nordeste, Estado de São Paulo, Paraná/Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Centro-Oeste). É a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor promocional de forma ampla. Assim, zela pelo cumprimento da legislação vigente, leva as reivindicações dos associados à esfera governamental e faz a mediação de questões polêmicas, além de manter alianças e parcerias com outras entidades que compartilham do mesmo compromisso.

Outros detalhes: www.ampro.com.br

Fonte: Assessoria