Especialistas aprovam novas normas para o mercado de mkt promocional

Durante a comissão, realizada no IV Congresso Brasileiro de Publicidade, especialistas discutiram certificação, concorrência, direito autoral e remuneração

O marketing promocional está, desde a tarde desta segunda-feira (14), amparado por novas regulamentações. A comissão que definiu as atuais diretrizes do setor se reuniu durante o IV Congresso Brasileiro de Publicidade, em São Paulo, e foi composta pelo presidente do Conselho da Ampro, João Carlos Zicard, pela presidente executiva nacional da entidade, Elza Tsumori e pelo diretor executivo Gaspar Brandão. Como participantes convidados marcaram presença na mesa Gilberto Struck (Dia Design), Marcelo Heidrich (Ponto Brand), Fernando Figueiredo (Bullet), Geraldo Rocha Azevedo (Neogama) e José Victor Oliva (Banco de Eventos).

 

Agora, a empresa que almeja atuar no setor deve seguir quatro pilares básicos: possuir certificação obrigatória, estabelecer piso mínimo de remuneração (15% sobre o valor do investimento), fazer parte de processo legítimo de concorrência e valorizar o direito autoral dos criadores através do Protocolo de Criação.

 

Segundo Zicard, as normas estabelecidas no evento marcam um processo histórico para o mercado de marketing promocional, mas só vão funcionar se cada empresa envolvida fizer a sua parte. “Saímos daqui hoje com algo que até então não havíamos conquistado: a ética, a legitimidade e a plena qualidade. Esse já é um grande passo rumo ao desenvolvimento do setor, mas só vai funcionar se cada player executar o que foi acordado”, pondera.

 

 

Remuneração

 

Com a nova norma fica decidido que cada empresa deve cobrar de seus clientes um valor mínimo de 15% do que for investido no projeto. Para Zicard, o piso estabelecido, além de evitar guerra de preço, vai garantir a sustentabilidade das agências. “Esse número é uma referência com margem mínima de lucro para que as companhias possam dar continuidade aos seus trabalhos, remunerar dignamente seus funcionários, investir em mão de obra e em novos produtos”, ressalta.

 

Certificação

 

Tão importante quanto a certificação obrigatória é a consciência do cliente em contratar apenas empresas que possuam o selo de qualidade da Ampro. E é justamente essa cultura que a comissão pretende criar. “Quanto mais agências estiverem respaldadas com o selo da entidade, mais os clientes sentirão a importância de optar por serviços com qualidade comprovada. Isso faz também com que as companhias de marketing promocional participem apenas de licitações em que o selo é pré-requisito. Assim valorizamos a concorrência saudável e garantimos a organização do setor”, salienta.

 

Protocolo de Criação

 

A partir de agora, as empresas de marketing promocional terão seus direitos e idéias reservados. Durante todo o processo de briefing deve ser assinado, entre agência e cliente, um documento denominado Protocolo de Criação, que garante à reserva de direitos autorais e intelectuais. "Isso evita que idéias sejam “roubadas”, seja durante licitações ou quando apresentadas para o contratante. A idéia criada e planejada pela agência, é sua por direito", comenta Zicard.

 

Congresso Brasileiro de Publicidade

O último Congresso Brasileiro de Publicidade aconteceu em 1978. De lá para cá, os problemas do setor mudaram, embora ainda existam assuntos que serão novamente abordados. Para debater estas questões, o IV Congresso promoverá a discussão de quinze temas fundamentais para o futuro do mercado de comunicação e publicidade no país. Ao final, os resultados são compartilhados com o público do evento e as informações são organizadas, formando os Anais do IV Congresso Brasileiro de Publicidade.

Serviço
Local: WTC Centro de Convenções
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo- São Paulo
Telefone: (11) 3055-8000
www.ampro.com.br/congresso/inscrevase.asp