DCI/Camila Abud
Segundo o presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Kito Mansano, os clientes não estão reduzindo os orçamentos, eles estão esperando para ver o que deverá acontecer com o mercado. "Eu vejo que vivemos em um ano de crise política e esta sim pode desencadear uma crise econômica. A própria Unilever disse que até o momento pretende manter todos os lançamentos este ano. Isso exemplifica bem", afirma.
Segundo ele, o marketing promocional contabiliza no País hoje cerca de 3.000 empresas, sendo a maioria delas de menor porte. Destas, 400 companhias são afiliadas à entidade e o segmento tem forte atuação regional. Entre os grandes players estão agências como Banco de Eventos, Rock Comunicação, BFerraz, NewStyle, Ponto de Criação e a Aktuell. Elas têm visto uma movimentação curiosa nos negócios, com períodos de oscilação no calendário, muitas vezes aquecido por jobs desde o ano passado, após a Copa do Mundo.
2014 foi bastante atípico no marketing promocional, que são ações realizadas quando você precisa bloquear a concorrência. “Realmente a Copa gerou demanda mais para algumas empresas, mas o setor soube administrar isso e buscar alternativas. Estamos otimistas. A previsão é de o mercado não ter impactos negativos, ao contrário, ter bons números de crescimento até 2016", disse Mansano.
Ponto de venda
De acordo com o presidente da Ampro, o setor engloba diversas ferramentas como as que são oferecidas nas áreas de promoção, merchandising, eventos e campanhas digitais, sendo que o braço de incentivo deverá ter mais destaque este ano. Ativar as equipes de vendas deve ser uma preocupação tanto da indústria como do varejo, nos pontos de venda, afinal ter funcionários e colaboradores motivados pode fazer a diferença.
"Isso também por conta de um crescimento no conceito de ações que começam na área digital e acabam exigindo que a estratégia seja finalizada com ações físicas”. No marketing promocional “a ferramenta de incentivo sem dúvida permite alavancar as vendas na ponta, pois trabalha com o público direto e também o intermediário", finaliza.
Em 2014, a Netza teve um crescimento de 23% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado e conquistou a conta da Embraer após um processo disputado com mais de 25 agências, em cinco fases, além de um job teste. Por dois anos, a Netza vai responder pelo planejamento, produção, organização e realização dos eventos da Embraer no Brasil e na América Latina.
De agosto a dezembro do ano passado, a agência já produziu mais de 300 projetos para a Embraer. São desde cafés da manhã até inauguração de hangares. "Posso dizer que a Embraer faz praticamente um evento por dia. Tem dias que são dois ou três", comentou a executiva da empresa.
Fabiana explicou que vão de feiras até a entrega de aeronaves, além de voos de exposição e eventos só para pilotos ou cerimônias para clientes premium. "Recentemente, em Punta del Leste, no Uruguai, fizemos um evento com empresas que compraram aeronaves, mas há festas, premiações internas, muito endomarketing, campanhas internas para funcionários e fornecedores".
A sócia da agência também acredita que o marketing de incentivo vai crescer mais este ano, e segue de olho na tendência. "Você não pode deixar de motivar as pessoas em anos com a economia mais fraca". Com clientes no portfólio como também Samsung, Vivo, Honda, Kimberly Clark e Mercedes-Benz, a Netza conta com de 50% a 60 % dos recursos aplicados em marketing promocional, com campanhas que se faz em pontos de venda.
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