A Comissão Temporária Especial para assuntos relacionados à Copa 2014 iniciou os trabalhos de 2013 nesta segunda-feira, dia 4 de março. Durante o encontro, além de retomar as atividades realizadas desde 2007, incluindo os dois primeiros meses do ano, foram projetadas as ações a serem realizadas durante o primeiro semestre de 2013. Elas estão divididas em três eixos: infraestrutura, marketing e engajamento da comunidade.
A reunião contou com a participação do secretário de Turismo, Gilberto Durante, do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Gustavo Sperotto, do prefeito Guilherme Pasin, e demais integrantes da Comissão. “Precisamos de união para fazer com que as ações saiam do papel, absorvendo e dando continuidade às linhas traçadas por outros governos. A vinda de uma seleção é apenas um dos pontos positivos. A exposição de Bento Gonçalves para o mundo traz importantes reflexos para o turismo, economia direta, cultura e, principalmente, abertura de mercado para as empresas”, destacou o prefeito.
O secretário de Turismo apresentou os trabalhos desenvolvidas nos meses de janeiro e fevereiro. Desde outubro havia uma lacuna na participação dos município em ações preparativas para a Copa. Elas foram retomadas com visitas à Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo 2014 (Secopa), Federação Gaúcha de Futebol, Câmara Temática da Copa e à Arena do Grêmio. Neste período, o município também recebeu visita da delegação da Seleção Russa de futebol e de uma equipe de TV alemã que veio ao país produzir um programa sobre as cidades-sedes e as candidatas a team base camp para a Copa 2014 no Brasil.
Na avaliação do secretário de Esportes, o foco na Copa 2014 esteve presente desde o início da administração. “Já demos alguns passos para a vinda de uma seleção, mas ainda há muitos outros passos a serem dados”, complementa. Bento Gonçalves está entre os 70 locais credenciados pela Fifa como Centro de Treinamento de Seleções (CTS). O município tem dois pareamentos: o Dall'Onder Grande Hotel com o Estádio das Castanheiras, em Farroupilha, e o Hotel & Spa do Vinho com o Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos.
Até o final de junho devem ter início as obras de melhorias no Montanha dos Vinhedos. O valor aprovado junto ao governo federal é de R$ 869 mil e prevê adequações na infraestrutura, visando não apenas a Copa 2014, mas também aos Jogos Olímpicos de 2016. O município também já tem aprovado recursos junto ao Ministério dos Esportes para a construção de um Ginásio Poliesportivo anexo ao estádio.
Na pauta da reunião também foi abordada a renovação da contratação de consultoria especializada em grandes eventos. “A consultoria nos permite projetar melhor as ações a serem tomadas e em quais seleções devemos focar, tendo em vista as possibilidades de cruzamento dos jogos”, observou o secretário de Turismo.
Próximas ações propostas
28 de março: apresentação do andamento dos trabalhos de Bento Gonçalves para toda a Câmara Temática da Copa, em Porto Alegre;
Abril: contratação de consultoria especializada;
15 de abril: visita ao Panamá para participar de congresso da Concacaf, que reúne países da América do Norte, Central e Caribe;
15 de maio: envio de convite para seleções que participarão da Copa das Confederações para visitar Bento Gonçalves;
Junho: Copa das Confederações;
6 de junho: convite a uma personalidade esportiva para vir a Bento Gonçalves;
9 de junho: ações de promoção de Bento Gonçalves no amistoso entre Brasil e França, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
OBS: Algumas destas ações estão atreladas à contratação da consultoria

Comentários