Em 2021, Colômbia já recuperou 45% do movimento de turistas estrangeiros em relação a 2019

Dados foram divulgados pela Associação Colombiana de Agências de Viagens. Paula Cortés Calle, presidente da Anato, ressalta que é importante manter o ritmo da vacinação, continuar trabalhando na adaptação das medidas de biosegurança dos destinos e na padronização dos procedimentos para entrada nos países.

Paula Cortés Calle, presidente da Anato
Com base nos dados gerados pela Migración Colombia, a ANATO - Associação Colombiana de Agências de Viagens, projeta o final do ano com uma reativação do setor turístico entre 80% e 85%, o que corresponde à chegada de visitantes estrangeiros durante todo o ano Dezembro de 2021 e janeiro de 2022, o que se traduziria em uma reativação entre 40% e 45% em relação a 2019.

Por sua vez, na movimentação de colombianos que viajam ao exterior, prevê-se um aumento entre 65% e 70% em relação a 2019, o que significa que haveria entre 2,9 e 3,1 milhões de colombianos saindo nesses mesmos meses.

Estamos vendo uma melhoria constante nos números do setor, portanto, da Associação, consideramos que para a temporada de final de ano e final de 2021 o setor apresentará importantes os avanços rumo à sua recuperação, marcados pela atuação do governo nacional, dos sindicatos e em geral dos atores do setor”, afirma Paula Cortés Calle, presidente do sindicato. “O turismo é um grande motor da economia de um país, por isso é tão importante analisar como, juntos, continuaremos a contribuir para o seu crescimento. É importante que o ritmo de vacinação acelere, assim como também a recuperação total das rotas e frequências aéreas nacionais e internacionais, e que se continue trabalhando na adaptação das medidas de biosegurança dos destinos e se padronize os procedimentos para entrada nos países".

Vale ressaltar que, embora o país, desde novembro de 2020, não tivesse restrições à chegada de estrangeiros devido à nova variante do Covid-19, passou a exigir, a partir de 14 de dezembro, a apresentação do certificado com o esquema de vacinação completo,

Excepcionalmente, poderão entrar com o esquema iniciado as pessoas que apresentarem um teste PCR negativo até 72 horas antes da viagem. Os colombianos podem entrar sem certificado de vacinação, mas com teste PCR negativo. Essas medidas se aplicam a pessoas com mais de 18 anos de idade.

Fonte: Foro de Periodismo Turístico