Energia solar, trabalho descente e economia solidária foram os temas apresentados, nesta segunda-feira (18), pela delegação baiana que está participando da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20). As palestras estão acontecendo no auditório CNO 1, no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro, onde estão reunidas todas as delegações do Brasil e dos estados-membros das Nações Unidas.
A programação da Bahia teve início com a apresentação do Programa Economia Solidária, com destaque para as Incubadoras Ambientais – projeto desenvolvido no Estado pela Sema, Setre e Secti/Fapesb –, além das ações de reciclagem, temas que fazem parte também, dos dois eixos temáticos da Rio + 20: a Economia Verde e a Erradicação da Pobreza.
A coordenadora do programa Viver Melhor, Lara Matos, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre/Bahia), explicou a importância da inclusão socioprodutiva, por meio do trabalho decente, sem esquecer da preservação ambiental, através de práticas sustentáveis, envolvendo grupos produtivos organizados.
Trabalho decente – A Agenda Bahia do Trabalho Decente foi apresentada por sua coordenadora estadual, Patrícia Lima, ressaltando que a proposta do governo baiano, lançada em 2007, já é referência para outros estados brasileiros. “Temos o Empregos Verdes como um dos eixos prioritários da Agenda, envolvendo 11 secretarias estaduais, voltado à geração de uma economia que priorize o desenvolvimento sustentável”, destacou, lembrando que, na definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Trabalho Decente é a atividade adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.
Para a engenheira ambiental Alvânia Oliveira, de Natal, Rio Grande do Norte, as ações do estado da Bahia se destacam por envolverem diferentes órgãos estaduais num mesmo objetivo. “Para combatermos a pobreza e o trabalho escravo, por exemplo, a interatividade é primordial. Não importa qual seja o trabalho, é fundamental que ele seja decente”, declarou.
Energia solar – O chefe de gabinete da Setre, Elias Dourado, encerrou a programação do dia com a apresentação do Pituaçu Solar, com foco nas inovações tecnológicas e institucionais do projeto, que colocou o Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu) como o primeiro da América Latina a funcionar com energia solar, gerada a partir de placas fotovoltaicas, instaladas no próprio equipamento. “A Bahia passa a seguir uma tendência mundial ao utilizar a energia limpa”, ressaltou Elias Dourado. A apresentação contou com a participação de representantes da Coelba e da empresa Neoenergia.

Comentários