ENCOESPORTE debate os novos rumos do turismo esportivo no Brasil

O encontro teve como objetivo reunir representantes do trade turístico, secretários de esporte, empresas privadas para traçar o futuro do turismo

Na manhã desta quinta-feira (22), o Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, foi palco do I ENCOESPORTE (Encontro da Cadeia  Produtiva do Esporte). No evento, estiveram presente autoridades públicas, representantes do trade turístico, secretários de esportes, e empresas privadas ligadas ao setor.

O encontro teve como objetivo motivar a cadeia produtiva do esporte e demonstrar novas estratégias para que o Brasil destaque-se nos grandes eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos. Segundo o presidente da Abriesp (Associação Brasileira da indústria de Esporte) Maurício Fernandez, o encontro é resultado do trabalho iniciado na Alemanha, em Munique, e deve se encerrar na primeira fase da Copa de 2014, "queremos motivar o empresariado em toda extensão do marketing esportivo, indústria, serviço e turismo. O Brasil é um dos principais destinos de investimentos quando o assunto é esporte, e precisamos explorar este potencial", diz.

Para o secretário de Esportes, Lazer e Recreação do município de São Paulo, Walter Feldman, com os mega eventos tanto o esporte, como a cadeia produtiva do turismo terão um legado para as gerações futuras. "Com os grandes eventos que país sediará como a Copa de 2014, os Jogos Militares em 2011, faz com que o Brasil tenha a função de firmar sua marca mundialmente".

Feldman, ainda acrescenta que o país passa a ocupar uma visibilidade turística e de negócios, com a Copa, e precisa deixar um legado  em todos os setores produtivos da sociedade. "Não temos como imaginar o país do futebol sem estádios com condições e infra-estrutura adequados para um evento de tamanha envergadura, além de receptivo capacitado, rede hoteleira. A exemplo, a cidade de São Paulo, que  já tem investido em obras de modernização nos estádios como Morumbi (onde pode ocorrer a abertura dos jogos), o Pacaembu, e demais estádios do municípios de São Paulo.

Investimentos e Promoção com os Mega Eventos

Na rodada de palestras do ENCOESPORTE, Boniperti Oliveira, consultor da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) enfatiza que os mega eventos são a porta de entrada do turismo brasileiro no mercado internacional.

"O destaque vai para a Copa do Mundo de 2014, onde a aposta esta sendo grande no mercado brasileiro, e diversas empresas privadas tem nos procurado para prestar serviços de diferentes natureza ao país". 

Boniperti foi enfático em dizer que: "as nossas empresas são muito mais capacitadas, mas não aparecem no mercado. Este é o momento das empresas, turismo, hotelaria mostrar os excelentes profissionais e a nossa tecnologia de ponta".

Já referente a candidatura do Rio de Janeiro para as olimpíadas de 2016, menciona que a cidade já passa por uma revitalização, mas faltam hotéis, um receptivo  multilíngüe, capacitação de ambulantes. "O Brasil deve seguir exemplos de sucesso, utilizar peças de comunicação e divulgação, campanhas internacionais em feiras e grandes eventos".

Participação Brasileira na ISPO Winter

No período de 1 a 4 de fevereiro, em Munique (Alemanha) acontece a ISPO Winter-Feira Internacional de Artigos Esportivos e Moda Esportiva, e pelo quarto ano consecutivo  a Abriesp participará da maior feira de esporte da Europa.

A participação da entidade  será maior pelo momento que o segmento de esportivo vive no país. Ao Brasil foi reservado um espaço em local nobre, com 100 m2 de área, à disposição os empresários brasileiros, que desfrutarão de excelentes oportunidades para fechar negócios, parcerias e prospectar clientes em potencial. Todos os brasileiros presentes à feira poderão utilizar esse espaço para contatos e reuniões de negócios.