É hora da Espanha conhecer os sabores e aromas da Bahia

Depois da Venezuela, Portugal e Estados Unidos, chegou a  Espanha conhecerá os sabores e aromas da Bahia, entre os dias 12 e 18 de julho. O Festival Baiano de Gastronomia, realização da Bahiatursa e Secretaria de Turismo, em parceria com a Tap e rede de Hotéis Intercontinental, ocorre em Madri.

“Nosso objetivo é promover a Bahia no mercado espanhol visando o aumento do fluxo turístico desses mercados, além de fomentar os vôos da Ibéria, TAP e TAM para Salvador”, afirma Domira Fernandes de Araújo, gestora de mercados de língua espanhola do Departamento de Relações Internacionais da Bahiatursa.

Para a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, apresentar a culinária baiana ao público internacional é convidar estas pessoas a vivenciarem um pouco da história e da cultura da Bahia. “A gastronomia é memória e ocupa um grande espaço no imaginário da cada um. Por meio dos sabores podemos instigar o turista a conhecer e descobrir o nosso Estado”, ressalta.

Os espanhóis que forem prestigiar o evento vão poder conhecer também um pouquinho da música baiana. A cantora Márcia Short e o músico Clodoaldo Lima farão pocket show durante os dias do evento. Uma baiana de acarajé devidamente caracterizada também vai participar da ação.

Assim como em Miami, os participantes do festival vão poder levar para casa um livro com as melhores receitas da culinária típica da Bahia. A publicação foi editada em inglês, português e espanhol. O livro foi desenvolvido em parceria com o SENAC. Lembrando que os ingredientes típicos como o azeite de dendê, o leite de côco, o amendoim, as castanhas e o camarão seco podem ser encontrados em locais que vendem produtos africanos e brasileiros espalhados pelos EUA e Europa.
 
Somente este ano, o evento já aconteceu em Lisboa, Porto e Miami. Este último, no final do mês de maio, nos Estados Unidos, reuniu cerca de 1000 pessoas durante os cinco dias de almoços e jantares no restaurante do Intercontinental. “O sucesso foi absoluto, todos os dias tivemos lotação máxima. Conseguimos atingir e chamar a atenção do público profissional, imprensa, agentes e operadores de turismo e também do público final, acrescenta Rosana Decat França.

Segundo uma pesquisa realizada pela FIPE (Fundação Instituto de Pequisas Econômicas), a Europa é o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. Em 2008, a Espanha enviou 43.176 visitantes para a Bahia.