De praias caribenhas a uma gastronomia rica, de destinos luxuosos a antigas cidades maias, o México tem um pouco de tudo. Não à toa, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) da ONU, o México está entre os dez países mais visitados do mundo, ocupando a oitava posição em 2016.
As expectativas de crescimento em 2018 são grandes e, para atingir números ainda maiores, o turista brasileiro é de grande importância. Segundo Diana Pomar, diretora do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM) no Brasil, o mercado brasileiro é o sexto maior emissor de turistas para o México no mundo e o terceiro na América Latina (posições relativas a 2017).
“É um mercado que realmente gera receita no México, porque o brasileiro gosta de gastar, de conhecer novos lugares, de ter exclusividade”, conta Diana. A diretora marcou presença na inauguração do pavilhão do México na WTM Latin America, ontem em São Paulo. Também prestigiaram o evento o corpo consular do México em São Paulo e representantes do turismo e da WTM.
Quanto aos destinos mexicanos mais visitados pelos turistas brasileiros, Cancún e Riviera Maya são dois grandes favoritos. Mas há muito mais lugares a conhecer no país: “temos produtos para todos os perfis”, complementa Diana. A diretora da CPTM aproveitou para dar algumas dicas de viagens no México. Puerto Vallarta e Riviera Nayarit são destinos mais descontraídos, assim como Guadalajara, onde é possível embarcar em tours de tequila.
Se o brasileiro pretende conhecer algo de luxo, mais sofisticado e glamouroso, o destino escolhido seria Los Cabos, Riviera Maya ou Riviera Nayarit. Para uma viagem romântica a dois, vale passar 20 dias no México e conhecer, por exemplo, os circuitos coloniais. Já para uma família com crianças, a Cidade do México é uma opção espetacular, porque há parques temáticos, cultura e museus.
Comentários