Destinos gaúchos prometem manter a realização de eventos e investir no turismo

Mesmo com problemas financeiros deixados pela administração anterior, municípios de Bento Gonçalves e Canela prometem cumprir com a realização de importantes festividades locais e na modernização de pontos turísticos.




Dois dos mais importantes destinos turísticos do Rio Grande do Sul destacaram em nota para a imprensa no início do ano a preocupação com contas deixadas por administrações passadas, o rombo em caixa e orçamento público para obras comprometidos. Depois de algumas semanas, os planos de melhorias e de incrementos, em especial para o turismo, estão sendo organizados.

“O atendimento aos turistas que visitam Bento Gonçalves continua normalmente. Nenhum serviço está suspenso, e todos os eventos estão mantidos e seguros”, garante o Secretário Municipal de Turismo, Gilberto Durante. Ele destaca a importância da realização do Bento em Vindima, com duração de 65 dias, estendendo-se até 17 de março e, ainda neste mês, mais uma edição da Fimma Brasil.

Porém a Fenavinho Brasil, uma das principais atrações do município, realizada em anos intercalados, só acontecerá em 2014. A transferência aconteceu devido a vários fatores, entre eles, o fechamento da edição anterior que ainda não aconteceu, a definição da composição da futura diretoria, o debate em torno do modelo e a data da sua realização.

Segundo o jornal Correio do Povo, do dia 1º de março, já começaram os trabalhos da CPI instaurada na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves para conhecer a real situação financeira da Fenavinho Brasil. Ficou definido que deverão ser convocados para depor os presidentes das duas últimas edições, em 2009 e 2011. As audiências públicas estão marcadas para o dia 5 de março.

A cidade da uva e do vinho tem muitos desafios. Entre eles está o de consolidar o destino nacionalmente e internacionalmente, tornando-a uma referência na realização de eventos no Brasil. Outros projetos são o de consolidar a região como principal destino de enoturismo do Brasil, finalizar o restauro do Museu do Imigrante, implantar a Rua Coberta e investir na modernização do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Canela

Em Canela a situação é semelhante. Segundo a assessoria de imprensa do município nenhum serviço aos turistas está sendo afetado e nenhuma obra paralisada, tendo em vista que os recursos federais já estão depositados. O mesmo acontecerá com os eventos. “Apenas repasses para entidades estão sendo analisados pela disponibilidade financeira da cidade”, informa Tarcísio Rodrigues da Silva, coordenador da Comunicação Social e Imprensa de Canela.

O Secretário de Turismo de Canela, Leandro Oliveira, garante que o município vai conseguir realizar eventos festivos como Páscoa, Temporada de Inverno e Natal. “Vamos intensificar a divulgação de Canela em feiras de turismo”, diz ele. Outros planos da administração são a a reforma do Teatrão, Casa de Pedra e Estação de Trem. E ainda, um novo sistema de bilhetagem informatizada no Parque do Caracol.

Secretário de Turismo de Canela, Leandro Oliveira