Portugal tem sido o destino eleito para a realização de muitos eventos nacionais e internacionais. Se em 2014 o nosso país alcançou bons resultados neste segmento, 2015 parece não ficar atrás, ainda que não esteja previsto nenhum evento à escala do da "Champions League". As perspectivas mantêm-se positivas para 2016, ano em que existem já várias confirmações de eventos seno realizados em Portugal.
De acordo com Maria Manuela Ramos, diretora comercial do Crowne Plaza Porto, no qual o segmento MICE representa cerca de 50% do faturamento total, “estamos bem acima do ano passado, tivemos transformação de marca e uma mudança, é tudo novo para nós, mas sentimos que os últimos quatro meses foram muito melhores do que o ano passado”, tanto em ocupação, como em receita média, que “subiu quase dez euros”. Afirmando que “Lisboa continua a ser o mercado número um quando se fala em eventos internacionais”, a responsável lembra que o “Porto também já começa a aparecer como alternativa”.
Na Quinta do Lago, no Algarve, o balanço dos primeiros meses de 2015 também é positivo. De acordo com Mafalda Fernandes, MICE sales executiva da Quinta do Lago, cujos mercados mais fortes neste segmento são o irlandês, inglês e alemão, “as perspectivas, tendo em conta que temos um novo campo de golfe e um novo restaurante, são de aumento”.
Anabela Freitas, responsável da XPTO marketing e serviços, afirma que “o primeiro semestre correu bem”. Tendo em vista que 2014 foi um ano bom, um pequeno crescimento seria positivo. Para a responsável, cuja empresa trabalha, maioritariamente, os mercados inglês e francês, Portugal terá de melhorar em termos de inovação. “Alguns clientes são repetidos e já fizeram praticamente tudo aquilo que há para fazer, portanto temos que continuar a criar novas coisas”, quer em termos de oferta de atrativos, como por exemplo, temas para jantares.
Em Lisboa, Conceição Silva, senior sales manager do Four Seasons Hotel Ritz, lembra que comparando com o ano passado, um ano excepcional para a hotelaria em geral, os primeiros meses foram muito bons, com a previsão de cumprir objetivos. Conceição Silva estima que 2015 fechará "ligeiramente acima" de 2014. Para João Freitas, diretor geral do Lutécia Hotel, “basta olharmos para o exemplo de Barcelona, que sempre promove uma boa feira ou um bom congresso” para perceber que Lisboa precisa de um bom evento todos os meses, tanto para receber mais turistas como para aumentar os preços médios.
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