Contratando!

O CEO da AIPC, Sven Bossu, escreve uma coluna para CMW para discutir oportunidades na indústria de eventos:

Sven Bossu - AIPC
Comecemos com as boas novas: os eventos organizados estão se recuperando em uma parte do mundo em rápido crescimento. Há uma verdadeira ânsia de nos encontrarmos de novo cara a cara, de fazer negócios e, de fato, de redescobrir a beleza da serendipidade. No entanto, a falta de pessoal qualificado está impactando a capacidade dos centros de convenções - e outras partes interessadas na cadeia de valor - de entregar grandes experiências.

Os eventos organizados estão ocorrendo novamente em um número crescente de países e as agendas dos centros de convenções estão começando a se encher. No entanto, a paralisação de 18 meses está impactando o reinício de várias maneiras.

Talvez surpreendentemente, não usar uma instalação prova ser mais impactante do que usá-la intensivamente. Portas automáticas, escadas rolantes, iluminação etc., todos requerem uma manutenção completa antes de poderem ser usados novamente. O RAI de Amsterdã teve até que substituir seus elevadores.

No entanto, o maior impacto não foi no 'hardware' dos centros de convenções, mas em seu 'software': a equipe. Muitos centros de convenções foram forçados a dispensar funcionários por causa da pandemia e suspender as contratações. Além disso, alguns dos membros restantes da equipe - confrontados com a incerteza contínua sobre o futuro da indústria de eventos - procuraram e encontraram outros empreendimentos profissionais. Como resultado, muitos centros de convenções estão começando a hospedar eventos novamente com uma insuficiência de pessoal de até 30%. Peter King, CEO da MCEC (Melbourne), confirmou que este é um problema generalizado, afetando não apenas os centros de convenções, mas todo o setor de hospitalidade. No caso específico da Austrália, eles também estão perdendo estudantes estrangeiros e mochileiros, que costumavam ser uma fonte importante de funcionários temporários.

Preencher essas lacunas não será fácil. O mercado de trabalho atual está de fato aquecido devido à recuperação econômica e a paralisação também impactou a atratividade empregatícia da indústria de eventos. Além disso, os centros de convenções também precisam de novos tipos de perfis e habilidades, como engenheiros de software gerenciando os componentes digitais de eventos, e também têm alta demanda em outros setores.

Por isso, é importante destacar as oportunidades que a indústria de eventos pode oferecer em termos de desenvolvimento de carreira e apoiar a indústria, sempre que possível, quando se trata de atrair, crescer e reter talentos.

Na AIPC, isso é feito por meio do novo programa de talentos - Future Shapers. Um seleto grupo de 14 indivíduos ambiciosos está atualmente passando pela primeira edição de um elevado programa de gerenciamento de 12 meses, que se concentra no poder das habilidades sociais. Isso é combinado com as atribuições da equipe, que abordam os principais desafios enfrentados pela indústria, cujo resultado será apresentado na Conferência Anual 2022 AIPC. No processo, todos obtêm acesso a um mentor pessoal - um CEO de um centro de convenções - para orientá-los durante sua jornada. Ao fornecer essas oportunidades e visibilidade, espera-se que muitos outros sejam inspirados a aderir.

Também é importante criar um canal de novos talentos. O trabalho realizado pelo Institute of Events Management, no Reino Unido, na promoção do reconhecimento profissional, estabelecendo padrões de qualidade e apoiando funcionários (potenciais) e empregadores no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades na indústria de eventos é um grande exemplo de como isso pode ser feito.

E as próprias convenções, é claro, têm um papel ativo a desempenhar. Maurits van der Sluis, COO da RAI em Amsterdã é muito positivo: “A pandemia de 18 meses fez muitas pessoas perceberem a importância do trabalho que fazemos na RAI para a comunidade local em geral, não apenas do ponto de vista estritamente econômico de vista, mas também quando se trata de envolvimento da comunidade. Amsterdã nos ama novamente. Isso resulta em um grande número de inscrições para as posições em aberto no RAI”.

A indústria de eventos é, de fato, uma grande indústria para se trabalhar, oferecendo muitas oportunidades de carreira emocionantes para aqueles que realmente se preocupam com as pessoas e têm a ambição de criar experiências únicas e maravilhosas. Com a introdução do digital em alta velocidade durante o ano passado, as oportunidades de carreira tornaram-se ainda mais diversificadas. E o melhor: você vê imediatamente o resultado do seu trabalho - sorrisos nos rostos dos participantes. Nenhum lugar melhor para estar.

Fonte: CONFERENCE & MEETING WORLD DIGITAL. Publicado por PORTAL EVENTOS sob licença MASH MEDIA. Direitos Reservados. Original: clique aqui.