Construir Rio 2013 traz novidades e as mais importantes marcas do setor

Feira investe em ‘Espaço Tendências’ dedicado a revestimentos, e no ‘Construir ao Vivo’, com demonstração de produtos em tempo real

A Construir Rio chega à 19ª edição reformulada. A Feira Internacional da Construção ampliou a proposta do evento com duas novas áreas: Construir + Design – voltada para novas tecnologias, lançamentos, aplicações de produto e revestimentos – e um espaço exclusivo para Máquinas e Equipamentos. O mais importante evento de construção civil do Rio de Janeiro – voltado para lojistas, atacadistas, construtores, fabricantes, engenheiros, arquitetos e demais profissionais do segmento – acontecerá de 14 a 17 de agosto no Riocentro.

Serão mais de 300 marcas nacionais e internacionais que apresentarão, em 21 mil m² de área, soluções, tendências e lançamentos de produtos e ferramentas do mercado da construção civil. A expectativa é movimentar em torno de R$ 110 milhões em negócios e receber 50 mil pessoas. Entre os expositores estarão presentes as principais empresas, marcas e lojistas dos setores de elétrica, ferramentas e hidráulica; construtoras e empreendimentos; novas tecnologias e sustentabilidade; concreto e máquinas, entre outros.

A promoção e organização é da Fagga | GL events Exhibitions, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e com a King Ouro, maior atacadista de material de construção do Rio de Janeiro.

Victor Montenegro, diretor de negócios da feira, anuncia novidades do evento que há 19 anos reúne todos os segmentos da indústria do setor. “Teremos o Espaço Tendências, voltado para arquitetos e com foco em revestimento e design; demonstrações de produtos e ferramentas ao vivo; um de automação residencial; e um importante Fórum de Infraestrutura Urbana, com a presença de palestrantes internacionais e representantes públicos”, revela Montenegro.

As novidades da Feira Construir Rio 2013

Durante os quatro dias da Feira, haverá diversos eventos paralelos, como o Fórum de Infraestrutura Urbana. Realizado em parceria com a revista O Empreiteiro, reunirá, no dia 15 de agosto, palestrantes internacionais, mais de 400 prefeitos, secretários de obras e empresas de engenharia. Mobilidade urbana, saneamento, desastres naturais, habitação social e segurança urbana serão alguns dos temas tratados no Fórum, que ainda terá a apresentação de cases de empresas.

Dedicado a arquitetos e pela primeira vez na Feira, o Espaço Tendências exibirá produtos de acabamento e design. A concepção e curadoria são do conceituado arquiteto Maurício Nóbrega. O espaço, voltado para revestimentos, principalmente de áreas externas, terá, em cada vértice, uma ambientação com um tipo de material diferente. O lugar terá ainda uma praça de exposições e uma área de estandes, um café-bar, um lounge e um auditório para palestras técnicas.

Diariamente, o espaço Construir ao vivo terá demonstrações de equipamentos e técnicas em um “octógono” montado na feira. Poderá ser

vista, em tempo real, a performance de equipamentos, ferramentas, aplicação de materiais e novidades em tecnologia e iluminação.

Automação residencial – A casa inteligente é outro evento paralelo da Feira. Voltado para tecnologia, é realizado em parceria com a Associação de Automação Residencial. Terá demonstração do que há de mais moderno em automação de residências, além de cursos práticos voltados para arquitetos e engenheiros, com duração de 8 horas nos dias 14 e 15 de agosto. Os temas em debate serão Automação para edificações eficientes e Automação residencial para arquitetos e designers de interiores.

A Ilha Steel Frame é outra novidade: em 326 m², uma casa montada pelo método de construção rápida servirá de modelo ao vivo para os produtos que estarão nos estandes do espaço.

Uma atração lúdica será o Espaço Lego, elaborado pelo clube LUG Brasil, que reúne apaixonados por realizar grandes projetos utilizando peças de Lego. Uma maquete de 5m² estará em exposição reproduzindo algumas obras de revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro, como o Porto Maravilha e o Museu MAR (Museu de Arte do Rio).

O Show do Varejo é dedicado aos lojistas: o seminário Estratégias vencedoras para o show do varejo de material de construção, realizado pela Acomac Rio, Sincomac Rio e Abradicon no dia 16 de agosto, terá palestras e debates reunindo especialistas da área. Uma miniloja-modelo de materiais de construção servirá como demonstração de como organizar o ponto de venda. Haverá ainda atividades e sorteios de prêmios da King Ouro.

Promovido pela Abradicon, o Prêmio Construir Atacadistas vai premiar os maiores atacadistas do setor que foram destaque este ano.

Novos fatores de crescimento do mercado entusiasmam o setor da construção

Com a proximidade dos grandes eventos que o Rio de Janeiro sediará até 2016, o crescimento do setor, que se mantinha em uma média de 5% ao ano, deve alcançar 7% em relação ao PIB até o fim de 2012. “O volume de obras visando a Copa e as Olimpíadas potencializa o crescimento do setor no estado. São grandes projetos de mobilidade urbana, de infraestrutura, dos equipamentos esportivos, além da revitalização da Região Portuária. Neste último, por exemplo, serão instaladas as vilas de Mídia e de Árbitros, com 7 mil apartamentos que posteriormente serão comercializados”, explica o presidente do Sinduscon-RJ, Roberto Kauffmann.

Segundo Kauffmann, outros fatores também devem impulsionar o mercado da construção civil nos próximos anos. Um deles é a perspectiva de aprovação, pelo Congresso Nacional, da PEC 285, que torne o programa Minha Casa, Minha Vida um projeto de estado e não de governantes. Desta forma, os recursos orçamentários nos âmbitos federal, estadual e municipal estariam vinculados aos Fundos de Habitação de Interesse Social. O volume de obras do Minha Casa, Minha Vida também deve crescer por conta de uma parceria visando a unificação dos códigos de obras dos municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro.

A instalação de um polo de inovações tecnológicas voltado para a construção civil na Baixada Fluminense também seria um impulso ao crescimento do setor. Ainda de acordo com Roberto Kauffmann, as negociações com a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN) e a AgeRio (Agência Estadual de Fomento), vinculadas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (SEDEIS), estão avançando. Se implantado, o polo atrairá empresas que ainda não atuam no Rio de Janeiro e trará processos construtivos modernos ao estado.

Outro fator de entusiasmo para o setor da construção civil é a expectativa de recorde do volume de recursos que serão aplicados no crédito imobiliário na caderneta de poupança, que deve atingir R$ 90 bilhões este ano – o que significa que não houve diminuição do poder de consumo e investimento da chamada nova classe média brasileira.

Sobre a Fagga l GL events Exhibitions

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 eventos anuais. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de um dos maiores grupos do setor de eventos do mundo – a francesa GL events, a Fagga soma mais de meio século de experiência.

Serviço:

19ª Feira Construir Rio

Data: de 14 a 17 de agosto de 2013.

Local: Pavilhão 4 do Riocentro– Rio de Janeiro: Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca.

Horário de visitação: de 14/08 a 16/08, das 15h às 22h

Dia 17/08, das 15h às 21h

Entrada franca: Credenciamento pelo site do evento ou no local

www.feiraconstruir.com.br/rio

Facebook: https://www.facebook.com/PlataformaConstruir

Twitter: @feirasconstruir

Fonte: Assessoria de Imprensa