Em tempos de produção acelerada, recorrer aos melhores modelos de gestão da manufatura pode ser a saída para a indústria automotiva equacionar o binômio ‘melhoria da qualidade versus redução de custos’ e, assim, garantir competitividade global O assunto é tão importante que o Comitê de Manufatura & Qualidade do Congresso SAE BRASIL 2008 reservou três painéis, com apresentações numa única tarde, dia 8 de outubro.
A ‘Tarde da Manufatura & Qualidade’ começará às 15h, com o painel ‘Melhores Práticas na Gestão da Manufatura’, no qual diretores de manufatura irão debater questões como inovar e ao mesmo tempo aproveitar melhor os recursos e atingir grau de excelência na manufatura. “Estamos vivenciando um momento importante no setor automotivo e as empresas precisam ficar atentas para se manterem competitivas globalmente”, adverte Sinval Daffre, diretor do Comitê de Manufatura & Qualidade do Congresso SAE BRASIL 2008.
Outro painel – ‘Aumento de Produção: desafios para melhorar: a qualidade e reduzir custos’ – destacará, por meio de executivos profundamente envolvidos com o assunto, algumas estratégias para aliar, sem conflitos, a explosão da produção com qualidade e custos.
Six Sigma - As discussões terão, ainda, o painel ‘Lean Six Sigma na busca da competitividade global’. Na oportunidade, palestrantes da cadeia automotiva irão mostrar suas experiências obtidas com o alinhamento do Lean Manufacturing e a metodologia Six Sigma enquanto ferramentas na identificação e combate ao desperdício, otimização da produção e redução de custos.
Os três painéis fazem parte de uma seleção de 16 apresentações temáticas agendadas para o XVII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que acontece de 7 a 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Além de manufatura, os debates irão contemplar as áreas de veículos comerciais, transportes, gestão, educação, aeroespacial, veículos de passeio, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário.
Uma exposição com as últimas tecnologias desenvolvidas pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento, todas interessadas em mostrar produtos, tecnologias e serviços em seu estado de arte também foi programada para o Congresso SAE BRASIL 2008, que terá, ainda, 120 trabalhos técnicos, de profissionais de indústrias e universidades, sobre veículos de passeio, comerciais e fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário e aeroespacial, no âmbito de chassis/cabine, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, emissões, ensaios, gestão, manufatura, materiais, meio-ambiente, motores, projetos, qualidade e produtividade, ruídos e ergonomia, segurança e ergonomia, suspensão, tecnologia da informação e transmissões.
Sob o comando da engenheira eletrônica Flávia Piovacari e com o tema ‘Projetos globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade’, o Congresso é dirigido a executivos, engenheiros, representantes do governo, consultores e acadêmicos de toda cadeia automotiva.
Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o congresso reflete o desenvolvimento tecnológico da indústria da mobilidade brasileira, ao apresentar a tecnologia em seu estado da arte. “É um excelente espaço de networking e também para os profissionais se atualizarem tecnicamente por meio das sessões técnicas e dos fóruns de debates”, afirma Fistarol. (VB)
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