O presidente da Belotur, Mauro Werkema, participou, na noite desta quarta-feira (03/07), da abertura do Congresso Mineiro de Gastronomia, promovido pela Faculdade Estácio BH, em parceria com a Minasplan. O evento, que segue até sexta-feira, 06/07, no Campus Prado da faculdade, visa à valorização da gastronomia mineira, os ingredientes básicos da composição e as origens e características destas matérias-primas.
Para Mauro Werkema, Belo Horizonte é uma cidade onde o setor terciário, com destaque para a prestação de serviços, representa 85% de sua economia. Por isso, explicam-se os polos econômicos como estratégia de ativação turística em especial os pólos gastronômicos, de cervejas artesanais, moda e moveleiro. “Somente nos bairros de Lourdes e Santo Antônio, cerca de 60 restaurantes porssuem chefs renomados e cardápios de altíssima qualidade, que incrementam a nossa oferta turística e proporcionam aos visitantes da capital um diferencial de competitividade”, destaca ele.
A realização do evento no ambiente acadêmico é uma oportunidade de gerar conhecimento, segundo o coordenador do Curso de Gastronomia da Estácio, Danilo Simões. “Será uma grande ocasião para discutir a gastronomia com profissionais de mercado altamente qualificados e em um espaço que forma alunos na área gastronômica, a troca de experiência será o diferencial”, diz.
O Congresso é um evento único para a cadeia produtiva da gastronomia e os futuros profissionais. Na programação, estão previstas palestras com renomados profissionais da gastronomia e do turismo, além de autoridades. O Congresso Mineiro de Gastronomia conta com o apoio da Belotur, via edital de eventos.
Brasil Food Show
Paralelamente ao Congresso, será realizado o Brasil Food Show, uma mostra de produtos, equipamentos e soluções sustentáveis voltadas para alimentação fora do lar. O objetivo é unir a indústria e distribuidores dos insumos da gastronomia que querem utilizar produtos e equipamentos ecologicamente corretos e economicamente sustentáveis. As 20 empresas expositoras são de Belo Horizonte, do interior de Minas Gerais, de Goiás, do Rio de Janeiro, do Ceara e de São Paulo.
Comentários