Nesta terça-feira, dia 15 de julho, o Congresso de Publicidade contou com o debate sobre.... Como presidente da mesa Efraim Kapulski, presidente da Associação Brasileira de Marketing Direto; como palestrante Aurélio Lopes, presidente da Giovanni + DRAFTFCB; e como debatedores Eduardo Souza Aranha, presidente da Souza Aranha, Márcio Salem, presidente e diretor de Criação da Salem. Marcelo Tripoli, sócio-diretor e CEO da I Think, Fernando Costa, diretor de assinaturas da Editora Abril, e Antonio Rosa, diretor-presidente da Dainet.
"A Busca da Mensuração, principal motor do processo de integração?"foi o tema que Aurélio Lopes conduziu. "Os muros que historicamente separavam as disciplinas de marketing e comunicação estão ruindo. E a causa principal é a necessidade que os anunciantes sentem, e que expressam cada vez com mais vigor, de mensurar seus esforços, buscando otimizar recursos que, pela ótica deles, são inevitavelmente escassos e a eficácia no atingimento do target-group, minimizando a dispersão da comunicação"
"Assim, assistimos, no mundo inteiro, ao surgimento de um novo tipo de fornecedor, que funciona não mais como apenas um prestador de serviços, descompromissado às vezes com os resultados e com o que ocorre pós-veiculação, e sim como um autêntico parceiro estratégico, com a capacidade, a competência e a vontade para interferir em todo o processo, do desenvolvimento do produto ao gerenciamento do relacionamento com o cliente, passando pela distribuição, pela precificação e, last but not least, pela comunicação. Profissionais e empresas que estiveram até agora preferencialmente alocados nos territórios chamados de marketing direto e marketing de relacionamento, assim como naqueles definidos como marketing digital, por terem a vocação e o treino das técnicas de diálogo e de análises de dados, informações e conhecimento, e principalmente por terem a disciplina de testar e medir todas as suas ações, podem desempenhar um papel crucial nesse processo. Até assumindo sua condução, em alguns casos. No mínimo, mostrando o caminho das pedras".
Não basta apenas harmonizar as ferramentas consagradas com as novidades que estão sendo introduzidas nas estratégias de comunicação. É necessário garantir a sinergia das ações para a obtenção dos resultados. Nesse painel, presidido por Efraim Kapulski, da Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD), especialistas do setor devem analisar o que é oferecido atualmente, e o que pode vir a ser utilizado em um futuro próximo.
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