Commgroup Branding desenvolve nova identidade para a Passaredo

A Commgroup Branding, dirigida por Rodrigo Faustino, Marcelo Tomaz e Daniel Calil, foi contratada para realizar o reposicionamento da marca Passaredo Linhas Aéreas no mercado brasileiro. Durante o lançamento da nova identidade, ocorrido no último dia 11, a companhia apresentou seu plano estratégico e sua nova marca, posicionando a empresa entre as maiores da aviação nacional. O projeto incluiu também a modernização da comunicação visual das aeronaves, salas vip, check-ins em mais de 10 aeroportos no Brasil, lojas, e todo material impresso corporativo.

Dentro do plano, o novo visual reforçará a estratégia de intensificar o foco no mercado regional fundamentada nos valores atuais da companhia, tornando-a mais próxima de colaboradores e clientes.

O desenvolvimento do projeto ocorreu nos últimos seis meses, e representa um marco no mercado regional, pois envolveu, pela primeira vez, o desenvolvimento de um plano de branding no interior, feito inteiramente por uma empresa especializada e com sede fora do eixo Rio-São Paulo.

De acordo com Rodrigo Faustino, da Commgroup, o que fortaleceu essa parceria foi o conhecimento e a experiência da empresa no mercado do interior, o que facilitou o processo de entendimento da nova imagem e que, por sua vez, busca destacar a evolução da Passaredo, refletindo a sua maturidade e reforçando a importância de sua filosofia por meio do design da marca.

“A marca tem o redesign da tríade de pássaros – ícone da empresa – a partir do desenho do vento em aerodinâmica. Isso resultou numa forma mais fluida e suave, forte e bastante representativa do símbolo, trazendo harmonia na sinalização das aeronaves, check-ins, e outros materiais da identidade corporativa”, explica.

Além da preocupação com o conceito e a forma, a equipe de estratégia e criação da consultoria de marca também realizou uma ampla pesquisa que determinou alguns pontos de alicerce da nova marca como, por exemplo, a escolha das cores adotadas. “A cor amarela foi escolhida com a intenção estratégica de se apropriar de uma tonalidade exclusiva no setor aéreo brasileiro, que possibilitasse distinção cromática, determinando uma assimilação espontânea da identidade da empresa. As cores mais vivas representam a luz do sol que invade as aeronaves da companhia a cada decolagem”, acrescenta Faustino. (VB)