Comida mineira aterrissa na terra do tango

Evento será realizado dia 11 de junho, no restaurante El Baqueano na capital Buenos Aires

Depois de Madrid, Montevideu agora será a vez de Buenos Aires conhecer as cores, aromas e sabores da culinária de Minas Gerais, com suas peculiaridades na execução dos pratos.

Utilizando ingredientes mineiros, os chefs Felipe Rameh (Restaurante Trindade) e Leonardo Paixão (Restaurante Glouton), ambos premiados pela revista Veja, neste ano, como melhor chef do ano e restaurante revelação assinam o menu que será apresentado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, aos argentinos.

O gastrofestival ocorrerá no restaurante El Baqueano, na capital Argentina, no dia 11 de junho. O valor do menu (sem harmonização) é de $300 pesos argentinos e o horário de abertura do restaurante será às 19 horas.

Gastronomia Mineira

Minas tem na gastronomia um de seus valores mais importantes. Pesquisa realizada em 2011 pela Secretaria de Estado de Turismo apontou que 22% dos gastos dos turistas que visitam o Estado são com alimentação. Dos 13 aspectos analisados no nível de satisfação, gastronomia/restaurantes alcançou a segunda melhor nota de preferência no levantamento. Em primeiro lugar ficou a hospitalidade.

A culinária mineira foi a grande homenageada do XI Congresso Internacional Gastronômico Madrid Fusión, realizado na Espanha. O evento é considerado o “Oscar” da Gastronomia mundial. Foi a primeira vez que um Estado foi selecionado para receber a homenagem. Desde 2002, quando o congresso foi criado, apenas países – México, Peru, Coréia do Sul, Austrália e Singapura – tinham recebido a homenagem.

Devido ao sucesso do evento espanhol, o Governo de Minas promoveu em Belo Horizonte, nos dias 15 e 16 de março, o 1º Salão da Gastronomia Mineira. Ao replicar a participação de Minas no Madrid Fusión na capital do Estado, o objetivo foi dar oportunidade para quem não pôde ir ao evento internacional de assistir, ao vivo e gratuitamente, as mesmas apresentações feitas na Espanha pelos chefs de Minas.

Em abril, o Governo do Estado promoveu, por meio da Secretaria de Turismo, o Gastrofestival, que foi realizado no restaurante “Las Carretas”, no Hotel Sheraton Montevideo, na capital uruguaia.

“A Secretaria de Turismo de Minas Gerais está empenhada para que haja mais oportunidades de lazer e gastronomia para os turistas internacionais que virão para a Copa do Mundo de 2014 e que devem permanecer mais tempo no país em função do longo percurso que percorreram para chegar ao Brasil. Esta é uma grande oportunidade para reforçar o nome de Minas no cenário internacional, mostrando para o mercado turístico argentino, as nossas belezas naturais, culturais, históricas, gastronômicas e a hospitalidade de nossa gente. A comprovação disto é que, nos últimos seis anos, houve um acréscimo de 5,4% no número de turistas argentinos no Brasil, e em Minas, esse aumento foi de 79% em um ano.”afirma Patrus.