Começou Fitur 2022, um compromisso de convivência entre turismo e pandemia

Com a presença do Rei e da Rainha de Espanha, arrancou a 42ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur) em Madrid, que decorre de hoje até domingo, 23 de janeiro. O encontro, que reunirá cerca de 7.000 empresas e 107 países, busca enviar uma mensagem de que o turismo pode coexistir com segurança com o coronavírus.

Fitur
Com a presença do Rei e da Rainha de Espanha, arrancou a 42ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur) em Madrid, que decorre de hoje até domingo, 23 de janeiro. O encontro, que reunirá cerca de 7.000 empresas e 107 países, busca enviar uma mensagem de que o turismo pode coexistir com segurança com o coronavírus.

O rei Felipe e a rainha Letizia foram os responsáveis por presidir a cerimônia de abertura da Fitur 2022, que celebrará sua 42ª edição na Ifema Madrid, até 23 de janeiro. Para esta ocasião, o encontro busca incentivar o setor de viagens, gerar confiança no mercado e demonstrar o potencial do turismo como gerador de riqueza e emprego.

Nesta ocasião, a Fitur ocupa oito pavilhões do recinto de feiras, que representam uma área líquida de 56.700 m2 em que estarão representadas todas as Comunidades Autônomas, novas empresas e uma importante presença internacional com a participação de 107 países, entre destinos e empresas, das quais 70 participam com representação oficial, liderada pela República Dominicana como parceira do evento.

No total, a Fitur espera reunir 600 expositores principais e reunir 6.933 participantes. Da mesma forma, cerca de 60.000 profissionais e 30.000 pessoas do público devem visitar o local, níveis próximos ao pré-pandemia, mas ainda abaixo, segundo a Ifema.

Virtualidade, uma grande aliada

Para continuar com a fórmula de hibridização, o encontro continuará contando com a plataforma Fitur LIVEConnect, que está em funcionamento de 20 de dezembro a 4 de fevereiro. Esta plataforma complementa a participação presencial de destinos e empresas com valor acrescentado para os participantes profissionais e amplia as oportunidades de networking.

Um encontro seguro

Para conter as infecções, o presidente do comitê executivo da Ifema Madrid, José Vicente de los Mozos, informou que todos os participantes da feira deverão apresentar o certificado digital europeu de vacinação ou, no caso de participantes de países não -Países da UE, o mesmo QR Spain Travel Health que é exigido nos controles de fronteira na Espanha. Caso não seja possível comprovar a condição vacinada, os participantes devem apresentar um teste Covid negativo, seja um PCR ou teste de antígeno realizado 24 horas antes da entrada nas instalações.

Fitur
Rio de Janeiro marca presença

O Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) está representando o Rio de Janeiro na Feira Internacional de Turismo de 2022 (Fitur), realizada até dia 23 de janeiro em Madri, na Espanha. A fundação é uma das entidades presentes no stand da Embratur, localizado no Pavilhão das Américas. A feira abre o calendário de circuito internacional de eventos de promoção de destinos.

"O Rio Convention Bureau tem investido bastante na promoção da cidade como um destino seguro e interessante para os turistas neste momento de retomada. O turismo nacional tem nos deixado bastante otimistas. Agora, precisamos investir em outro segmento de extrema relevância para o Rio de Janeiro: as viagens internacionais. Por isso, a nossa presença em eventos como esse são essenciais para promover a cidade e os nossos atrativos para o mercado externo", afirma Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB.

O público e os representantes do trade que participam da feira podem visitar o espaço do Rio CVB a fim de conhecer melhor as atividades da entidade e as iniciativas para incentivar o turismo na cidade. O objetivo é atrair turistas e promover o Rio de Janeiro para o mercado internacional. Entre os produtos que serão divulgados, estão campanhas para o segmento LGBTQIA+, religioso e esportivo, além de outros programas como o destination wedding, que busca vender o Rio de Janeiro como um destino de casamentos, e Nômades Digitais, para viajantes que querem visitar a cidade sem deixar o trabalho de lado.

A expectativa é que a maior parte dos visitantes da Fitur seja da Europa, principalmente da Espanha, com uma forte presença do público das Américas. Ao todo, são mais de 100 países presentes na feira, que vai tratar de tecnologia e sustentabilidade. Além do Rio Convention Bureau, que irá representar o Rio de Janeiro, outros destinos estão presentes no stand da Embratur, como Salvador, Amazonas, Foz do Iguaçu e Gramado.

Fitur
A recuperação do MICE

Como todos os anos, através da Fitur MICE, o evento reúne turismo de congressos e viagens de negócios, em torno de um espaço de networking exclusivamente profissional, pensado para identificar clientes e gerar negócios. Durante os dias 17 e 18 de janeiro, este espaço ofereceu, entre os seus diversos conteúdos, um ponto estratégico de oferta e procura especializado neste segmento. Nesta edição, um total de 42 expositores de 12 países participaram desta seção.