Autoridades e mais de 1.000 agentes de viagens participaram da abertura da 3ª edição do Encontro de Turismo da Bahia (Entur 2010), que começou ontem, 19 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Estiveram presentes: representando o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, José Carlos Oliveira, assessor do secretário, o presidente da Empresa Turismo Salvador (Saltur), Claudio Tinoco, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV/BA), Pedro Galvão, a presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo (FENAGTUR) Cristina Baumgarten, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo na Bahia (Sindtur), Luiz Augusto Leão, e o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS), Silvio Pessoa.
O secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, ressalta a realização do Entur no Estado. "É muito importante ter segmentos como estes para o turismo na Bahia que é o destino turístico preferido dos brasileiros. Este evento, sem dúvida, vai trazer muitos benefícios para o setor na Bahia, uma vez que reunirá centenas de profissionais entre empresários, agentes de viagens, operadores, dentre outros", afirma.
Para o presidente da ABAV/BA, o evento é de uma importância muito grande. “Na Bahia, nós não tínhamos um evento até que a Entur começasse a trabalhar. Ele vem crescendo trazendo não só boas oportunidades de negócios, mas é uma feira que vem se estruturando a cada ano e, sobretudo, fazendo aquilo que nós mais precisamos e com mais efetividade que é trazendo a ideia da capacitação que é o que mais interessa aos agentes de viagem. E eventos como esse a ABAV está sempre disposta a apoiar e a parabenizar aqueles que estão realizando eventos dessa natureza”, conta Galvão.”. Ele lembra da necessidade de se preparar a cadeia produtiva para os eventos que se aproximam. Como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, as Olimpíadas.
Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV/BA), o Estado conta com 552 Agencias de Viagens, somente na capital baiana são 320. De acordo com os indicadores da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, os investimentos privados neste setor devem ser ampliados de U$2,2 bi para US$ 5,7 bi, até 2017, e desde 2007, 17 novos vôos internacionais foram incorporados à rota da Bahia. A Bahia foi destacada pelo jornal NY Times como um dos principais destinos de 2010. No ano passado, o número de desembarques nacionais e internacionais cresceu 11,8% em Salvador.
Comentários