Combate à exploração sexual de crianças na Copa é debatido no RS

Bento Gonçalves recebeu, nesta segunda-feira (21), a XI Jornada Estadual Contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes.
Jornada Contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem foco na Copa de 2014



Bento Gonçalves recebeu, nesta segunda-feira (21), a XI Jornada Estadual Contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, com foco na prevenção, proteção, denúncia e punição de abusos sexuais de crianças e adolescentes em megaeventos, como a Copa do Mundo em 2014. O município já está habilitado pela Fifa como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa e foi sondado por diversas delegações interessadas e em se hospedar na cidade durante a preparação ao Mundial.

A jornada, que este ano tem como tema "Violência e exploração sexual nesta rede não entram", levou à cidade da Serra gaúcha o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, Fabiano Pereira, o colunista esportivo Luiz Zini Pires, a especialista em Direito de Família, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e psicologia jurídica Bianca Garibaldi, além da diretora do Departamento de Justiça da SJDH, Rubia Abs da Cruz, e o representante da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Jeferson Weber.

Durante a abertura, Fabiano citou dados mostrando que os registros de casos de abuso sexual subiram de três por dia em 2003 para dez em 2013. O secretário acredita que isso se dá pela conscientização das pessoas em buscar as autoridades. "Muito se discute o legado da Copa. É muito bom que tenhamos um legado em obras, um legado material, mas é fundamental que nosso grande legado seja o da cidadania".

O secretário anunciou ainda que Bento Gonçalves, assim como as cidades turísticas e que receberão seleções, terão o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil (Pair) Copa.

Prefeito do município, Guilherme Rech Pasin disse que a cidade irá tomar todas as iniciativas possíveis para evitar o turismo sexual na cidade. "Agradecemos ao Estado por trazer a Bento Gonçalves essa ação em favor das nossas crianças", disse. Já Jeferson Weber lembrou que o objetivo principal da jornada é o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente. "A jornada busca que todos vocês que aqui estão, que trabalham diretamente na defesa das crianças, se reconheçam e saibam que temos instrumentos como o Disque 100, por exemplo, entre outras ferramentas de proteção", destacou .

Palestra

Após a abertura da jornada, foi realizada a palestra do colunista esportivo Luiz Zini Pires. Ele citou coberturas internacionais que fez em grandes eventos e disse que um problema para o Brasil é o de ser visto, internacionalmente, como um país onde a prostituição é facilmente acessada, o que pode trazer muitos estrangeiros com o objetivo de fazer turismo sexual. Mas que é fundamental que a rede já esteja se preparando.

O jornalista também sugeriu que seja feita fiscalização em aeroportos, táxis e hotéis, para um trabalho preventivo. "Esse movimento de ações preventivas contra a exploração sexual é muito importante, mais do que o movimento de fazer 12 estádios", avalia ele. Após, Bianca Garibaldi falou sobre os abusos e violências sofridas por crianças e adolescentes no Estado e no país. A próxima jornada será na próxima sexta-feira (25), em Farroupilha.

Fonte: Palácio Piratini