"Nós identificamos mais de 26 mercados potenciais onde já são desenvolvidas atividades promocionais para atrair reuniões, conferências e convenções. Desde agosto de 2010, temos sediados 457 eventos, o que gera mais receita para os hoteleiros, transportadores, operadores logísticos, centros de convenções e outros atores que fazem parte da cadeia de valor", disse María Claudia Lacouture, presidente da Procolombia.
De acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), no segmento de turismo de negócios, o viajante gasta diariamente US$ 676, o que representa cinco vezes o valor investido por um turista de férias, de acordo com Encuesta de Viajeros Internacionales (EVI) del Dane. Com isso, a meta estipulada pelo Ministério do Comércio, Indústria e Turismo foi alcançada, rendendo US$ 6.000 milhões em divisas nas atividades relacionadas à indústria do turismo.
Antioquia, departamento cuja capital é Medellín, é um dos departamentos que estão recebendo mais visitantes neste segmento. México, Equador, Estados Unidos e Brasil estão entre os mercados que contribuíram para que, em comparação com 2012, este destino aumentasse 45%, o que representa a chegada de 6631 de viajantes adicionais.
Para mostrar o seu potencial, de 12 a 17 de setembro, cerca de 3.000 estrangeiros participam da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo em Medellín, o que significa que a Colômbia é o único país na América Latina a receber pela segunda vez esta importante reunião semestral.
Oferta nacional se prepara para atender 58 eventos
Na gestão da Procolombia, entre 2015 e 2016, cidades como Cali, Bogotá, Cartagena e Medellín receberam 58 eventos internacionais. Por esta razão, os operadores profissionais de congressos (OPC), operadores de turismo, centros de convenções e bureaux receberam una capacitação, de 28 a 29 de abril, com a Asociación de Profesionales en Convenciones (PCMA).
Um total de 59 empresas, que com essa preparação, deram o primeiro passo para obter a certificação internacional do Convention Industry Council. “A Colômbia tem uma oferta muito forte no segmento de turismo de reuniões. Não obstante, esta certificação permitirá aos organizadores de eventos internacionais conhecer de antemão os empresários do país”, assegurou Michelle Crowley, diretora de desenvolvimento global da PCMA.
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