Com as festas de final de ano e o período de férias escolares prometem aquecer a economia das nove cidades do Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica, que compreende Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Para este a ano, a expectativa é receber 8% a mais de turistas entre dezembro e fevereiro, na comparação com mesmo período anterior. Isso significa a movimentação de 3,5 milhões de pessoas pela região.
Nesses meses, a população regional de 1,6 milhão de habitantes chega a triplicar, conforme informações provenientes das prefeituras e Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, principal canal viário de ligação planalto litoral. A maior diferença de cenário que está sendo aguardada pelo setor para este ano é o aumento no número de dias de permanência dos turistas na nova Baixada Santista, de 7 para 10.
Segundo a gerente regional do SEBRAE-SP, Silvana Pompermayer,"o trabalho realizado pelo SEBRAE-SP e pelo Santos e Região Convention & Visitors Bureau (SRC&VB) de implantação e divulgação do projeto Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica será um dos grandes responsáveis pela mudança de cenário dessa próxima temporada. Além do aumento no número de pernoites na região é esperada uma melhor distribuição dos turistas pelas nove cidades envolvidas no projeto".
Economia
De acordo com dados disponíveis no site da Embratur, o visitante nacional a lazer gasta por dia em destinos do Sudeste R$ 34,56. Vale ressaltar que o turismo movimenta, ao todo, mais de 50 setores da economia. De acordo com a presidente do SRC&VB, Lucia Maria Teixeira Furlani,"incremento está ligado ao desenvolvimento dos equipamentos turísticos, mas também às ações de divulgação que vimos promovendo dentro e fora do país".
Com o projeto desenvolvido e promovido pelo SEBRAE-SP e pelo SRC&VB foi possível a identificação de novos roteiros turísticos. Hoje a região conta com 245 atrativos turísticos aptos a compor roteiros, o que comprova que a Costa da Mata Atlântica tem muitas outras atrações, além de belas praias."Com esse mapeamento, e com a divulgação nacional e internacional que foi realizada ao longo de 2008 nos inserimos como um destino completo que agrega natureza, cultura, história, meio ambiente e ecologia", salienta a gerente do SEBRAE-SP.
(JA)
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