Curitiba por R$ 39. Salvador por R$ 134. Porto Alegre por R$ 84. Está aberta a temporada de promoções de bilhetes aéreos. Em Campinas. A concorrência aberta com a chegada da Azul ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, está provocando uma verdadeira guerra tarifária e aumentando a oferta de assentos e opções de horários.
"A redução de preços é um movimento mais do que natural e acontece em qualquer setor com a chegada de novos concorrentes",diz o presidente do Instituto de Estudos Estratégicos em Transporte Aéreo (Instituto Cepta), Respício do Espírito Santo Junior.
O bilhete de Campinas para Curitiba, que até novembro não saía por menos de R$ 140 pela Gol, ou R$ 160 pela TAM, hoje pode ser comprado por nada menos que R$ 39,50 na TAM. Na Gol, o bilhete começa em R$ 49. A Azul, que estreou em 15 de dezembro com preços a partir de R$ 129 na mesma rota, respondeu à primeira movimentação da concorrência, baixando seu preço para R$ 59. Mas a guerra tarifária surpreendeu a Azul, que agora estuda se segue ou não o preço da TAM. "É um preço muito baixo, nunca vi uma tarifa assim, são US$ 15", afirma o fundador e presidente do conselho de administração da Azul, David Neeleman.
Em todas as companhias, as tarifas estão sujeitas a uma série de restrições, como permanência de dez dias no destino. A Gol entrou na guerra com a Azul primeiro, mas a TAM se mostra mais agressiva. Além das tarifas reduzidas, a TAM também lançou voos diretos em algumas das rotas da Azul, como Porto Alegre e Salvador. Até então, a empresa só fazia essas rotas com escalas ou conexões.
Como diferencial, Neeleman lembra que sua companhia oferece mais frequências, de quatro a cinco voos diários, dependendo da rota, além de um ônibus ligando o shopping Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo, ao aeroporto de Campinas.
Procurada, a TAM afirmou que considera, "saudável a existência de múltiplas competidoras, com empresas que atuem dentro das regras de mercado". A Gol informou apenas que sua promoção está prevista para terminar em 25 de fevereiro.
Para o consultor Paulo Bittencourt Sampaio, a competição entre TAM, Gol e Azul Pestá se tornando feroz. "No dia 18 a Azul inaugura um voo para Recife a R$ 239, e é claro que TAM e Gol vão entrar em cima", diz. Na avaliação dele, os descontos não ficarão restritos às rotas de Campinas. "Com a retração da demanda por causa da crise, vamos ver tarifas muito mais favoráveis em todo o país."
Para Respício, as empresas deveriam pensar em outras formas de concorrer além de reduzir tarifas. "É um erro as companhias pensarem em concorrer só em preço. O passageiro pode comprar duas idas e duas voltas, descartar uma das pernas de cada bilhete e contornar a obrigação de ficar dez dias no destino. A R$ 39 isso pode compensar. Se muita gente descobre a jogada, a rentabilidade da empresa vai para o buraco."
(JA)
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