Chef brasileiro representa o Brasil na Copa do Mundo de gastronomia

O chef Mauro Freitas, do hotel InterContinental Rio, em São Conrado, embarca no dia 22 de janeiro para Lyon, na França, com a missão de representar o Brasil no Bocuse D’Or 2009, a “Copa do Mundo” da alta gastronomia. O candidato deve ser nativo do país que representará e chegar à final de concursos eliminatórios. Além de Freitas, a equipe será formada pelo chef francês David Joubert, capitão do time brasileiro e ex-chef do InterContinental Rio, onde trabalhou por mais de três anos, a ajudante Manoela Leão, e o chef Marcelo Pinheiro, do InterContinental São Paulo e do restaurante Tarsila, que representou o Brasil na última edição do Bocuse D’Or, em 2007, e que este ano vai como jurado.

 

Para competir com 23 chefs de outros países, Freitas e sua equipe vêm treinando desde julho de 2008 com os ingredientes tema, que deverão ser preparados por todos os concorrentes. Entre eles estão o aberdeen angus beef, gado de origem escocesa, para o prato de carne, e bacalhau fresco, coquilles Saint-Jacques royales e camarões selvagens da Noruega para o prato de peixe.

 

O segredo de Mauro será acrescentar o toque brasileiro aos ingredientes. Para a receita de peixe, Freitas irá preparar um bacalhau com crosta de azeite e quindim de espinafre. Já a de carne será filé mignon à moda D. Pedro envolto em crosta de champignon e ervas, batata recheada com bochecha de boi e bacon e costela com crosta de castanha de caju. O chef Mauro Freitas será o primeiro a se apresentar no dia 27 de janeiro, abrindo a competição. Ele terá quatro horas e meia para preparar 28 pratos, metade de carne e a outra metade de peixe. “A expectativa é grande, pois representar o Brasil já é um importante passo”, declara.

 

Chef Mauro Freitas

 

O cearense Mauro Freitas, 33 anos, mora no Rio de Janeiro há 14 anos. Assim que chegou à cidade começou a trabalhar no Intercontinental Rio como ajudante de cozinha, até chegar ao atual posto de subchef. Desde então, vem traçando um caminho de sucesso dentro e fora do hotel. Já fez treinamentos nos hotéis InterContinental Argentina e São Paulo. Foi chef  na Vila Olímpica durante o Pan-Americano e o Para-Pan do Rio de Janeiro. (VB)