Certificação do setor de marketing promocional já é realidade

Após um ano de discussões e estudos para definir os critérios de implantação do primeiro selo de certificação para o setor, a Associação de Marketing Promocional (Ampro) e a SGS

Após um ano de discussões e estudos para definir os critérios de implantação do primeiro selo de certificação para o setor, a Associação de Marketing Promocional (Ampro) e a SGS ICS Certificadora, apresentaram ao mercado na noite de ontem, 4, o conteúdo do selo de qualidade, cujas premissas são legitimidade, ética e qualidade. O evento, realizado no Teatro JDA, em São Paulo, reuniu dezenas de profissionais das agências filiadas à entidade, que completa 15 anos de atividades em 2008.

 

“O processo de certificação vai contribuir para que as agências se profissionalizem cada vez mais. Isso vai atestar a competência das empresas para atuar no setor de acordo com alguns critérios básicos como infra-estrutura, departamentos, relacionamento com terceiros e o portfólio”, detalha Elza Tsumori, presidente da Ampro.

 

Nesse primeiro momento, a certificação técnica será válida para as áreas de promoção e merchandising, incentivo, relacionamento, web promotion e eventos. “Todas as agências do país têm condições de obter esse selo de qualidade, independente do seu tamanho, número de funcionário, clientes, localidade ou faturamento”, ressalta Gaspar Brandão, diretor-executivo da associação.

 

O maior beneficiado com essa novidade será o mercado, pois as agências terão a possibilidade de competir com igualdade, eliminado pouco a pouco o amadorismo no setor, dando oportunidade de profissionalização e valorizando o grau de excelência das empresas que já são maduras no marketing promocional.

 

João Carlos Zicard, presidente do Conselho da Ampro, é enfático ao falar sobre o que vislumbra para o segmento. “Buscamos um futuro mais ético, profissional e decente, ganhando por aquilo que fazemos e não descontamos. Quem compra barato, não compra qualidade. Um dia conseguiremos passar para o mercado a realidade predatória em que vive o marketing promocional”, desabafa. Para o empresário, a certificação vai mostrar o valor do trabalho desenvolvido por uma agência e sua relevância para o mercado.

 

A mesma opinião é compartilhada por Ibrahim Georges Tahtouh, presidente da IT Viagens de Incentivo, ao afirmar que a ética e a qualidade são as características mais importantes no mercado e os que mais estão em falta no momento. Já o foco de atuação da agência no mercado foi destacado por Guilherme de Almeida Prado, diretor geral da Plano1 Comunicação. “A vantagem é que as empresas poderão participar de concorrências nas áreas em que são certificadas, homogeneizando o processo de escolha para o cliente”.

 

Em pesquisas de benchmarking no exterior encabeçadas pela Ampro e SGS não foi encontrado nenhum tipo de selo do marketing promocional como o que está entrando em vigor no país, demonstrando o pioneirismo e um desejo muito antigo do segmento de criar um padrão de qualidade certificado por uma empresa com isenção.

 

“Essa iniciativa será um divisor de águas e vai marcar o compromisso das empresas associadas com seus clientes, atestando sua capacidade técnica para desenvolver os trabalhos dentro das cinco áreas”, comenta Suzi Baddini, gerente de Desenvolvimento de Negócios da SGS. A inscrição para o processo de certificação custa R$ 500,00, e o valor da auditoria vai de acordo com a estrutura da empresa. Após o recebimento do selo, a empresa pagará uma taxa de manutenção.

 

Para Fernando Figueiredo, presidente da Bullet, “o selo colocará as agências no mesmo patamar, será uma forma de identificar o poder de entrega para o cliente, um filtro importante. Agora, o mercado também terá que entender a importância de tudo isso. Temos a felicidade dos nossos clientes perceberem o diferencial do nosso trabalho e manter um relacionamento duradouro conosco”.

 

A Ampro também está trabalhando  para que outras certificações surjam num futuro próximo, e até mesmo que elas sejam estendidas aos profissionais e produtos. “O melhor caminho para prever o futuro é desenhá-lo. Somos parte desse processo”, diz Elza, citando visionário norte-americano Buckminster Fuller.

 

O mercado do marketing promocional movimentou no ano passado uma cifra de R$ 27 bilhões e para o ano em curso a expectativa é que esse valor cresce entre 11 e 13%. A partir de hoje as agências podem acessar o hotsite www.ampro.com.br/certificacao para conhecer melhor os mecanismos e solicitar a certificação.