Centralização de vendas de ingressos pela Fifa reduziu número de turistas internacionais na Copa das Confederações

Copa das Confederações termina só no próximo domingo. No entanto, mesmo antes do apito final do jogo, levantamento preliminar de algumas cidades-sede da competição traz um desencanto em relação ao turismo.

Domingos Leonelli
É que os jogos poderiam ter atraído um número maior de visitantes internacionais se não fosse a centralização das vendas de ingressos pela empresa da Fifa, através da MATCH Hospitality.

Quem criticou esse modelo foi o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli. Para ele, se as vendas de ingressos para os jogos da competição tivessem sido feitas com as operadoras internacionais, o Brasil teria recebido mais estrangeiros. Mas a Fifa não deve abrir mão desse tipo de procedimento para a Copa do Mundo, no próximo ano.

Segundo divulgou a entidade, os pacotes da MATCH Hospitality para a Copa do Mundo de 2014 são totalmente fechados. Eles incluem o ingresso do jogo e outros serviços, como hospitality onsite, catering refinado, estacionamento preferencial, revista programa dos jogos e entretenimento adicional. Eles foram divididos em três eixos temáticos: lazer, negócios e luxo.

De acordo ainda com a Fifa, o programa de hospitality da entidade elegeu apenas 33 agentes para cobrirem 80 países. No Brasil os agentes estão localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, e as vendas serão realizadas em parceria com as empresas Traffic e o Grupo Águia.

Para a Fifa, não interessa se a venda de ingressos será para brasileiros ou estrangeiros. O importante para a entidade é o faturamento. Pelos cálculos da MATCH, serão 450 mil ingressos oferecidos com os pacotes Hospitality, o que representa 12% dos 3,3 milhões de ingressos totais, incluindo todos os 64 jogos.

Em 2010, na África do Sul, a venda de Hospitality faturou 285 milhões de dólares. para a Copa no Brasil, a estimativa da Fifa é arrecadar o montante de US$ 320 milhões em vendas.


Fonte: Diário de Bordo, Fortaleza/CE