Censo revela perfil do público da Aviestur

"A partir desse censo vamos conhecer mais nosso agente de viagens e definir algumas ações no futuro", diz William Périco, presidente da Aviesp

William Périco, presidente da Aviesp - Associação das Agências Independentes do Interior do Estado de São Paulo , revelou nesta tarde algumas informações do censo realizado on-line durante a inscrição dos agentes de viagens, sem base científica, com o objetivo de qualificar o público da Aviestur 2011 – 34ª Feira de Turismo do Estado de São Paulo. Os resultados comprovam a profissionalização do evento e revelam importantes referências que nortearão ações futuras da entidade. Foram sete questões de múltipla escolha que procuraram delinear o perfil dos agentes de viagens e do próprio mercado do interior.

 

"A partir desse censo vamos conhecer mais nosso agente de viagens e definir algumas ações no futuro", disse o executivo. O censo apontou que 59% das agências de viagens têm mias de 5 anos de existência. Quando ao perfil dessas empresas 26% se dedicam ao corporativo e 62% ao lazer, que envolve os pacotes, fretamentos para navios e turismo rodoviário".

 

Entre as questões dirigidas aos agentes estava também sobre o número de colaboradores: 74% tem entre 1 e 5 funcionário; 13% de 6 a 10, 4% de 11 a 15, 3% de 21 a 30. "Esse dado mostra existe um número expressivo de agências de pequeno e médio porte".

 

Outro dado que chamou a atenção do presidente da Aviesp foi a idade média dos participantes do evento: 51% dos profissionais possuem menos de 36 anos (29% tem entre 26 e 35 anos, 22% entre 18 e 25 anos, 22% entre 36 e 45 anos, 22% entre 46 e 60 anos e apenas 5% com mais de 60 anos). "Isso significa renovação para agências. Além disso, o grau de escolaridade está bem alto, pois 48% tem curso de graduação completo e 10% efetuaou cursos de pós-graduação".

 

Próxima edição

 

O evento já tem data marcada para acontece em 2012 em Campos do Jordão, que acontece nos dias 13 e 14 de abril”. "Já recebemos diversos convites de outros destinos do interior do Estado que querem sediar o evento, inclusive com centro de convenções maiores, mas vamos analisar muito bem antes de tomar essa decisão. Campos do Jordão nos recebeu muito bem e estamos muito contentes", finalizou.