A obra ocupará uma área total de 206 mil metros quadrados, sendo 185 mil metros de área construída e mais 21,4 mil metros quadrados de área verde
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), apresentou na última quinta-feira (17/07), o projeto do Pavilhão de Feiras à imprensa e ao trade turístico do Ceará. O lançamento, realizado no auditório do Palácio Iracema, foi considerado histórico pelo setor turístico do estado por ser uma demanda antiga e pela estrutura inovadora do projeto. Na avaliação do governador Cid Gomes, que conferiu a apresentação, o empreendimento trará um grande retorno econômico para a região. “ É uma obra grandiosa que eleva o turismo mesmo na baixa estação”, destacou. A previsão é que a obra esteja concluída em 2010.
O projeto arquitetônico do Pavilhão foi inspirado em aspectos típicos da paisagem cearense, como as falésias e o bordado das rendeiras. O empreendimento ficará localizado na avenida Washington Soares, próximo ao Centro de Convenções. A obra ocupará uma área total de 206 mil metros quadrados, sendo 185 mil metros de área construída – que possibilitará seis eventos simultâneos - e mais 21,4 mil metros quadrados de área verde (jardins). Serão construídos dois blocos subdivididos em módulos estanques, Praça de Convivência, onde estarão localizados equipamentos gastronômicos e espaços para encontros, lazer e entretenimento. Sobre a Praça estará localizado um heliponto.
O projeto também agrega a existência de uma área de carga e descarga entre os blocos do Pavilhão (movimento de carros de apoio e caminhões será restrito à via de serviço), além de um estacionamento para 2.500 veículos. Nas imediações, como solução viária, será construído um elevado sobre a avenida Washington Soares e está prevista construção de uma nova ponte sobre o rio Cocó, o que facilitará o acesso para o Pavilhão.
A obra (somente o Pavilhão) está orçada em R$ 180 milhões, provenientes do Governo Federal, BID e Tesouro do Estado. Para o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, a obra cria possibilidades de negócios para o Estado e aumenta a qualidade nos serviços. “O Pavilhão de Feiras abre caminhos para o desenvolvimento turístico no Ceará, pois além trazer mais negócios também fará com que a qualidade profissional dos serviços aumente”, disse.
Durante o lançamento, o secretário de Turismo do Estado apresentou alguns tópicos sobre outros projetos turísticos para o Ceará. Bismarck destacou ações para a urbanização das orlas de Camocim e Paracuru; a infra-estrutura de acesso do binário à Praia da Lagoinha; estradas do Litoral-Oeste, integração serra e litoral (Jericoacoara, Granja, Viçosa); duplicação da CE-040 e a construção do aeroporto de Aracati. Além disso, o secretário expôs sobre a criação do novo roteiro de turismo religioso e rural, como o Caminho de Assis, que possibilita o desenvolvimento do Sertão Central. A reforma do Palácio da Abolição também foi destacada por ser uma referência cultural do Estado, onde o Governo pretende transformar em atração turística.
Comentários