Catálogo Turístico do Circuito da Mantiqueira será lançado em SP

Agentes de viagem e operadores, poderão conhecer os novos destinos formatados através do catálogo, enquanto no encontro também serão revelados os indicadores econômicos que embasam o projeto e todas as metas já consolidadas

O Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau (CJRC&VB) e o Sebrae-SP lançam no próximo dia 31 de março, o Catálogo do Circuito Turístico do Circuito da Mantiqueira, em Coquetel, à realizar-se no Hotel Maksoud Plaza, à partir das 20 horas, na Sala São Paulo . Esta iniciativa faz parte do Fórum de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR), uma parceria firmada entre as duas entidades.

O catálogo conta com informações das sete cidades que integram o Circuito da Mantiqueira (Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier - Distrito de São José dos Campos), como atrativos turísticos, lazer, hotelaria, eventos típicos e culturais, mapas e imagens. O catálogo apresenta sugestões de roteiros, que variam de 1 a 22 dias, com informações detalhadas que facilitam a estada do turista na região.

A primeira etapa do projeto firmado entre as duas entidades exigiu recursos  da  ordem de R$ 1400.000,00 em ações  dos 6 focos estratégicos, ou seja, na Formatação de Produtos Turísticos, Culturais e Artesanais;   Sensibilização e Envolvimento da Comunidade; Estrutura de Recepção ao Turista, Capacitação Técnica e Gerencial, Marketing & Comercialização e Gestão e Qualidade da Atividade Turística. “Com isso nós  pudemos formatar 22 dias de roteiros alternativos e oferecer  capacitação  em gestão e operação técnica, a fim de fomentar o turismo nas cidades que compõem o Circuito”, frisa Hans Otto Taube, presidente do  CJRC&VB, órgão gestor do projeto.

A meta de determinar e ampliar o mercado, incrementar a competitividade e promover a sustentabilidade do Sistema Produtivo do Turismo Receptivo, consolidando o Circuito Mantiqueira  como destino turístico, principalmente na baixa temporada, tem sido alcançada, conforme ressalta o presidente. Para se ter uma idéia , quando lançado oficialmente em abril de 2008, a meta do Projeto em  incrementar em 25% o número de refeições vendidas até novembro de 2009,  já foi até o momento atingida em 15%.

Para os Meios de Hospedagem os resultados são ainda mais otimistas, pois a previsão em aumentar em 15% a taxa de ocupação até o mesmo período deste ano, já está consolidada, e portanto deve ultrapassar as expectativas projetadas. Com relação à previsão de se aumentar 10% o número de passeios vendidos, Taube diz que até o momento a taxa alcançada é de 15%. Uma meta que arrancou aplausos foi com relação à previsão de  se aumentar em 10% ao ano o número de atrativos formatados no território .”No início do Projeto tínhamos 36 Atrativos Formatados e hoje  temos 84 , e  ainda temos até novembro para trabalharmos”, contabiliza Taube.

Já o número de visitante as Casas de Artesanato Regional até o momento já teve um aumento  em 15%, enquanto o número de roteiros oferecidos nas agências de recepção, passou de 9 dias de roteiro , para 22.

De acordo com informações fornecidas pelas Secretarias de Turismo das sete cidades envolvidas no projeto, tendo como base o ano de 2006,o presidente  do CJRC&VB , calcula que até então a região recebia  1.8 milhões de turistas ao ano, com um consumo per capta de R$ 136,00 e uma movimentação econômica anual de R$ 244.800.000,00. Com os resultados alcançados até o momento pelo Projeto, Taube não tem dúvida que na próxima avaliação contábil esses números deverão surpreender, face ao aquecimento que a região tem experimentado. “Os resultados positivos podem ser creditados ao fato  do projeto ter sido  criado  e desenvolvido com base em 6  focos estratégicos, que  se constituem efetivamente como  elementos de transformação da ansiedade do Turista em vivências positivas e inesquecíveis, afinal além do aspecto econômico da atividade turística, é de fácil compreensão que estamos lidando com expectativas humanas de bem-estar, vivências experimentais novas no contato com recursos naturais e culturais. Elementos, até então desconhecidos no Destino escolhido, para se vivenciar tais experiências. Ou seja, estamos falando do  rompimento com a rotina cotidiana, para vivenciar o Novo, agregar conhecimento em contato com a nova cultura, costumes e tradições regionais”, finaliza.

O sucesso do Projeto deve garantir a renovação da parceria do CJRCV&VB com o Sebrae-SP. A gerente executiva do órgão, Roselaine Dantas, acredita que a nova fase deve ter início em Junho, e deverá movimentar recursos da ordem de R$ 4.000.000,00, que serão empregados em ações complementares como Consultorias de Design para os Artesãos;formatação de catálogo sobre a referência cultural e gastronômica da região;Capacitação específica para os segmentos hoteleiro e gastronômico;ampliação e diversificação nas ações de Marketing do Destino – Circuito Mantiqueira e a contínua gestão da qualidade da Atividade Turística.

Serviço
Local: Maksoud Plaza- Al. Campinas, 150
Data: 31/03/2009- 20 Horas


(VB)