Carta aberta sobre o estande que desabou no CONARH 2024 é publicada pela ABRACE

O conteúdo da carta é referente ao acidente ocorrido na última quarta-feira (28), com o estande da Bradesco Seguros

Na última quarta-feira (28), parte do estande da Bradesco Seguros desabou durante o CONARH 2024, no Expo São Paulo, capital paulista. Nesta quinta-feira (29), a Associação Brasileira de Cenografia e Estandes (ABRACE) publicou uma carta aberta sobre o assunto. 

A entidade lamenta profundamente o ocorrido de quarta-feira, e externa sua solidariedade aos envolvidos no acidente. "Por mais que os envolvidos não estejam no rol de associados da ABRACE, mas na qualidade de entidade representativa de todo o setor de montagem e cenografia, aguardaremos os laudos emitidos pelos órgãos competentes para que possamos nos pronunciar de forma legitima e responsável", informa, parte do conteúdo. 

O texto continua, com a Associação informando que em seus 13 anos de existência, tem pautado seu trabalho na profissionalização do setor e entre suas bandeiras e preocupações, ressaltando algumas práticas essenciais para a melhoria de toda a cadeia:

  • Prazos de montagem exequíveis e que considerem os tamanhos, tipos e dificuldades de cada evento;
  • A procura por preço no momento da contratação de montadoras e empresas de cenografia, não deve desconsiderar qualidade e competência comprovada;
  • A terceirização do processo é parte do negócio, mas a responsabilidade da construção e montagem de estandes, só pode ser executada por empresas que comprovem sua habilitação e competência técnica. A título de exemplo, as empresas certificadas com selo de qualidade da ABRACE, apresentam não só comprovação de atividade legal, mas também o registro da empresa no CAU ou CREA, comprovação de área fabril, 5 anos mínimos de atividade, atestados de isenção de débitos fiscais, entre outros pontos que aumentam consideravelmente a segurança na sua contratação.
Para acessar a carta aberta na íntegra, acesse o PDF anexo nesta matéria: