Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital ganha site em Linguagem Simples

Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital ganha versão em Linguagem Clara, com lançamento oficial de site em 28/01/2022, Dia Internacional de Proteção de Dados. O conteúdo exclusivo, trabalhado com base no Legal Design, está disponível para acesso no link www.Direitoseradigital.Pt

O ano de 2021 marcou um importante passo do Brasil em relação à Proteção de Dados. A maior parte da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor na sua totalidade somente em setembro do ano passado, adicionando os artigos 52, 53 e 54 que tratam de multas e demais sanções administrativas sobre o tratamento de dados no país — conforme divulgado pela agência Senado.

Entretanto, o movimento de transformar a rede digital em um ambiente acessível a todos, justo e definitivamente seguro está muito além das fronteiras nacionais, é uma transformação necessária em um mundo cada vez mais conectado.

Por esse motivo, a Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital, lançada oficialmente em julho de 2021, tem extrema relevância ao abordar questões legais importantes como os direitos relacionados ao Acesso, Uso e Segurança, que objetivam uma efetiva proteção dos dados.

Dentre os vários pontos trazidos pela Carta, é um direito das pessoas obterem informações claras sobre as condições de utilização das plataformas digitais. Porém, o próprio documento exige do cidadão comum um esforço significativo para compreender minimamente os principais artigos da lei.

Assim, um grupo de profissionais de Portugal e do Brasil, de áreas complementares, mobilizou-se para a produção de um conteúdo mais acessível, com o intuito de contribuir para o entendimento amplo das pessoas dos principais tópicos.

Para os profissionais, Joana Fernandes (Linguagem Clara), Katsuren Machado (Legal Design) e Ricardo B. Motta (Branding e Design-Comunicação), participar ativamente do processo que garante os direitos humanos na era digital é estabelecer um marco onde o espaço digital será cada vez mais um lugar sem fronteiras em relação ao espaço real e, por isso, um ambiente que exige a conscientização de todos.

"O digital é composto basicamente por informação, mas na maioria das vezes o que se informa digitalmente não é trabalhado de forma a deixar claro e fácil para o uso das pessoas", comenta Joana Fernandes.

Para Katsuren Machado, "o mercado jurídico está apenas começando a tratar o conteúdo normativo de forma apropriada. É preciso o uso frequente de ferramentas de legal design para garantir uma relação positiva entre as pessoas e as leis".

"Vejo a chegada do Metaverso como um fator de muito encantamento, mas pouca gente se questiona sobre qual será o impacto quando cada interação que fizermos no mundo real for controlada por outras pessoas ou organizações. É uma responsabilidade grande, precisamos começar já a nos educar sobre esses direitos", complementa Ricardo B. Motta.

O conteúdo exclusivo da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em Linguagem Clara — que no Brasil é mais conhecida por Linguagem Simples — está disponível no site direitoseradigital.pt.

Serviço:

Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em Linguagem Clara
Contato:
Ricardo B. Motta
ricardo.motta@casabarcelona.com.br
+55 11 99107-8787
http://www.direitoseradigital.pt/