Carmela Borst deixa VP de Mkt da AON Latin America para assumir como CEO da SoulCode Academy

Anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (05). A profissional deixa a AON, onde atuou como VP de Marketing para a América Latina desde 2020 para assumir com CEO da edtech brasileira em tempo integral.

Carmela Borst anunciou hoje que deixa a multinacional de serviços financeiros AON, onde desde janeiro de 2020 atuava como Vice-presidente de Marketing e Comunicação para a América Latina, para assumir como COE da edtech SoulCode Academy.

A SoulCode Academy é uma edtech brasileira, fundada em 2019 por Carmela Borst, Fabrício Cardoso, 

Juana Pinkalsky e Silvio Genesini, tendo como propósitos a educação tecnológica, inclusão digital, impacto social, diversidade e empregabilidade.

"Hoje a maioria das edtechs, talvez todas, foram fundadas e são compostas por homens nas suas lideranças", disse Carmela. "Me orgulho de ser Cofundadora e agora CEO da Soul Code Academy, edtech focada em inclusão digital, impacto social e diversidade."

A SoulCode Academy criou um modelo de negócio em que grandes marcas e empresas podem patrocinar e serem parceiras da escola de programadores, que permite uma base sólida aos alunos. Marcas como a #TNTEnergyDrink, primeira patrocinadora de todas as turmas para 2021, Google, IT Lean e Niteo, empresas parceiras, abraçaram a causa. "O novo modelo de negócio coloca no pacote o investimento em inclusão social, nova formação profissional, oportunidade, diversidade e acesso à empregabilidade", afirma Fabricio Cardoso, cofundador e diretor-geral da edtech.

"Fabrício e Juana nos trouxeram até aqui com sucesso", afirmou Carmela. "Me junto a eles e ao Silvio Genesini, nosso Cofundador e conselheiro, pois esse é o momento de escalonar, capacitar milhares de pessoas, trazer mais parceiros, investidores e seguirmos com nosso propósito de Transformar vidas através da Educação e Empregabilidade".

Em abril de 2021 a SoulCode Academy anunciou sua segunda grande parceria: com o Google, gigante da tecnologia, para a oferta de um programa de preparação para carreira em nuvem. O primeiro curso gratuito oferecido dentro da parceria foi o de Associate Cloud Engineer para Google Cloud. A primeira turma do curso gratuito teve 40 alunos em período integral, com nove semanas de duração e 360 horas de carga horária total.

"Em um país com desigualdade de oportunidades, com mais de 12 milhões de desempregados, oferecer capacitação 100% gratuita e a fazer a ponte para empregabilidade dentro de empresas – que precisam desta mão de obra – era tudo que eu sonhava. Inclusive, foi daí que nasceu a SoulCode", salienta Carmela.

TRAJETÓRIA
Carmela é formada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FEI, com Especializações em Estratégia de Educação Executiva e Inovação pela Stanford Graduate School of Business, ESG - Estratégia empresarial sustentável pela Harvard Business School Online, e ESG na Prática: Proteção e Geração de Valor pelo IBGC.

Iniciou sua trajetória profissional no ano 2.000 como Gerente de Atendimento ao Cliente na rede hoteleira ACCOR.

Em 2001 ingressou no departamento de marketing ORACLE como Gerente Sênior de Publicidade. Em 2003 foi promovida a Diretora de Marketing para o Brasil, cargo em que permaneceu até 2010, quando assumiu como Diretora Sênior de Marketing e Comunicação para América Latina, Miami e Caribe da gigante americana.

Em 2013 foi promovida a Vice-presidente de Marketing para América Latina e Caribe, cargo em que encerrou sua trajetória de 18 anos na ORACLE em 2017.

Ainda em 2017 iniciou um novo ciclo profissional como CMO para Latin America & Caribbean da INFOR, empresa americana especializada no desenvolvimento de software.

Em janeiro de 2020 foi convidada para assumir como Vice-presidente de Marketing e Comunicação Latin America da AON. Sob sua liderança, em 2021 a AON conquistou um Jacaré de Ouro no Prêmio Caio, na categoria Evento Artístico, com o case Aon Insights Series.

Em 2019 foi uma das fundadoras da SoulCode Academy, onde atuava até agora como Conselheira, e que assume a partir deste mês como CEO em tempo integral.