Carlson Wagonlit Travel cria área voltada para energia

A Carlson Wagonlit Travel decidiu promover uma centralização da gestão dos seus negócios voltados para área de Energia, que no Brasil inclui clientes como Shell, Exxon, Castrol e Schlumberger e, no mundo, empresas como BritishPetroleum (BP) e Chevron Texaco. Em função dos resultados positivos alcançados em mercados como, além dos Estados Unidos, o próprio Brasil, o Reino Unido e o Canadá, a empresa resolveu estruturar a CWT EnergyServices, o que, na visão da companhia, irá ser essencial para um desenvolvimento e expansão ainda maiores.

“Notamos que nossos clientes de Energy gostariam de ser tratados como clientes globais e, por isso, partimos para a criação desta estrutura”, assinala André Carvalhal, presidente da CWT Brasil. “A CWT hoje é a maior player neste negócio de Energy. Alcançamos esta posição ao desenvolver um knowhow bastante específico para atender este mercado, que exige um apoio operacional muito personalizado. Muitos destes clientes precisam deslocar ao redor do mundo equipes de perfuração e grandes equipamentos de mais de 100 pessoas, inclusive para locais muito remotos. E foi neste tipo de operação que nos especializamos e ganhamos mercado. Esta centralização nos ajudará a aproveitar ainda melhor a força global da CWT e nossa experiência em lidar com estes clientes exclusivos”, acrescenta Luiz Fernando Costa, Diretor Sênior de EnergyServices para América Latina.

Com estimativas de movimentar US$ 4,3 bilhões por ano somente em passagens aéreas, o setor de Energia, Óleo e Gás vem se apresentando como um grande filão para o mercado de viagens corporativas. Estas contas têm uma grande representatividade nos negócios da CWT em mais de 50 países, o que fez a empresa vislumbrar oportunidades promissoras ao ponto de criar esta nova divisão global.

De acordo com Luiz Fernando Costa, a área de Energy vem crescendo uma média de 30% ao ano desde 2006, quando foi criada a divisão no mercado nacional. “Foi uma área rentável em 2009, o que nos ajudou muito a atravessar a crise econômica”, ressalta. “Surgiram muitas demandas para regiões como Macaé, no Rio de Janeiro, e nos litorais de São Paulo, Espírito Santo e no Nordeste. Para os próximos 3 anos esperamos um crescimento ainda maior, principalmente na Bacia de Santos”, acrescenta.

Centralizada no Rio de Janeiro, a CWT Energy tem 90 funcionários no Brasil. Entre outros requisitos, estes consultores precisam ser bilíngües, ter muita experiência em logística e conhecimento técnico do setor. A logística para organizar as viagens dos executivos destas empresas é muito complexa, já que envolve trazer e levar pessoas de várias partes do mundo.

“Precisamos estar sempre preparados para imprevistos, como as condições climáticas, que podem alterar nossos planos de logística a qualquer instante. Além disso, temos que lidar com diversos níveis hierárquicos nas organizações. Quando uma empresa inaugura uma plataforma no Brasil, cerca de 80% da mão-de-obra é estrangeira e esta equipe permanece no País por volta de seis meses até começar a nacionalização da plataforma. Ganhar esta expertise leva tempo e, por isso, estamos certos que prosseguiremos na liderança também neste segmento”, finaliza Luiz Fernando Costa.