British Airways é a primeira companhia aérea a contratar a nova solução de receita contábil da Amadeus

Amadeus Revenue Passenger Accounting permite monitoramento de receita em tempo real – o que possibilita que as companhias aéreas tomem decisões mais rápidas e precisas

A Amadeus, líder global em soluções de tecnologia para a indústria de viagens e turismo, anuncia que a British Airways é a primeira companhia aérea a contratar a nova solução Amadeus Revenue Passenger Accounting voltada para a contabilidade de receita de passageiros. Com isso, a British Airways irá se beneficiar de um sistema “user-friendly”, baseado em web e com tecnologia de ponta, que permite transformar a contabilidade de receitas – vista como uma tarefa que demanda trabalho intensivo – em uma função estratégica, rápida e flexível.

A solução Amadeus Passenger Revenue Accounting foi desenvolvida para ajudar as companhias aéreas a aumentar suas receitas, reduzir custos operacionais, e ampará-las na tomada de decisões estratégicas, de forma ágil e precisa. Considerando que os processos atuais de contabilização de receitas de passageiros são muitas vezes lentos, o novo sistema da Amadeus oferece obtenção e processamento de dados automatizado e em tempo real.

Dessa forma, a novidade satisfaz as necessidades do segmento por um sistema totalmente integrado, escalável e sem uso de papel, além de ser adaptável para oferecer suporte a acordos de parceria tais como alianças, joint ventures e fusões, ao mesmo tempo em que cobre novas tendências desta indústria, como documentação eletrônica diversificada ou liquidação simplificada de interline (electronic miscellaneous documents e simplified interline settlement, respectivamente).

A British Airways está programada para migrar para a nova solução no início de 2014 e irá se beneficiar da plena integração desta com a solução Altéa, também da Amadeus, da qual a cia. aérea é cliente há bastante tempo.

Como a mais recente adição ao abrangente portfólio Amadeus de soluções de TI para companhias aéreas, o Amadeus Revenue Passenger Accounting demonstra a capacidade da organização em complementar a Altéa suite com soluções de TI de valor agregado. Para mais informações sobre a Amadeus Revenue Passenger Accounting, visite o site Amadeus Airline IT.

Declarações: Gyorgyi Szantner, chefe de Serviços Financeiros da British Airways: "A remoção de documentos em papel do processo de distribuição de passageiros proporciona a oportunidade de aproximar a contabilidade de receitas das funções operacionais. Estávamos à procura de um sistema que aproveitasse ao máximo esta oportunidade, e a solução acordada será entregue por meio da nossa parceria com a Amadeus. Nós acreditamos que ela nos permitirá transformar a contabilidade de receita de passageiros de uma função de "back office" em uma atividade de “front-end”, proporcionando visibilidade em tempo real de sobre a performance geral da companhia aérea, incluído os nossos colaboradores operacionais"

Christophe Bousquet, vice-presidente de Desenvolvimento da Amadeus: "Esta parceria estratégica com a British Airways demonstra que ambas as empresas compartilham a mesma visão em relação a uma solução de contabilidade de receita de passageiros de última geração. Nosso sistema é construído usando tecnologia moderna e abrangendo os mais recentes padrões da indústria. Ela permite aquisições e relatórios e contabilidade em tempo real graças à sua integração única com os sistemas operacionais das companhias aéreas. Precisão e produtividade podem ser aumentadas e, ainda, esta nova solução permite às companhias aéreas saberem quais suas receitas, assim que as portas do avião fecham.

"As companhias aéreas líderes consideram contabilidade de receitas como um domínio do negócio que demanda modernização. A Amadeus traz para o mercado um produto de última geração que abrange essa necessidade. Estamos muito satisfeitos que a British Airways tenha escolhido a Amadeus como sua parceira estratégica nesta área crucial do negócio".

Amadeus - A Amadeus é a principal parceira tecnológica do mercado global de viagens e turismo. Os clientes atendidos incluem provedores de viagens (companhias aéreas, hotéis, locadoras de carros, empresas de transporte ferroviário, linhas de ferry-boat e outros), vendedores (agências de viagens e websites) e compradores (empresas e viajantes).

O grupo opera sob um modelo de negócios transacional e, em 2011, processou mais de 948 milhões de transações de viagens faturáveis.

A empresa estabeleceu presença global, com sedes centrais em Madri (administrativo e de marketing), Nice (desenvolvimento) e Erding (operações – centro de processamento de dados), além de escritórios regionais em Miami, Buenos Aires, Bangkok e Dubai. Ainda, mantém operações com clientes por meio de 73 Organizações Comerciais Amadeus, que cobrem 195 países. O escritório da Amadeus Brasil foi criado em 1999 e está hoje entre as dez maiores operações da empresa no mundo.

A Amadeus está listada nas bolsas de valores de Madri, Barcelona, Bilbao e Valencia e é comercializada sob o símbolo AMS.MC. No ano fiscal terminado em 31 de dezembro de 2011, a companhia apresentou receita de 2,7 bilhões de euros e EBITDA de 1,039 bilhão de euros. O grupo Amadeus emprega mais de dez mil pessoas em todo o mundo, com 123 nacionalidades representadas nos escritórios centrais.

Fonte: RMA Comunicação