
O Brite 2011 - Brazil International Tourism Exchange reuniu, no Pier Mauá, os principais destinos turísticos do Brasil e 500 operadores internacionais de 34 países do mundo, que participaram das rodadas de negócios e fizeram pré-tours por diversas cidades brasileiras. Um público de 50 mil pessoas prestigiou o encontro, que contou com uma Feira de Turismo, Fórum do Conhecimento, Bolsa de Negócios e Encontros de Prefeitos.
Considerado o mais completo evento de turismo receptivo da América Latina, o Brite atingiu o seu objetivo. Segundo os organizadores, a previsão para a próxima edição, em 2012, é consolidar o Brite como o principal encontro do calendário internacional, atraindo buyers importantes, principalmente de mercados que não vendem o destino Brasil, como a Ásia.
Realizado pelo Sistema Fecomércio-RJ e Escala Eventos, o Brite 2011 teve o intuito de promover o turismo no Brasil, propor ações específicas para atender ao mercado receptivo internacional, fortalecer os destinos nacionais e elevar em 20% o número de turistas no país a partir de 2012, dois anos antes da Copa do Mundo.
Na Bolsa de Negócios, os operadores internacionais puderam conferir o que o país tem a oferecer para o turismo. Nos dias 16 e 17 (sábado e domingo), os operadores se reuniram com 120 expositores nacionais e negociaram diretamente com representantes de hotéis, resorts, companhias aéreas, locadoras de veículos, cruzeiros marítimos, restaurantes, empresas de transporte, shopping centers, parques temáticos, joalherias, operadoras brasileiras, companhias de seguro de viagem, órgãos de turismo e fomento dos Municípios, Estados e da União.
No total, 940 rodadas foram agendadas entre operadores internacionais (buyers) e nacionais (suppliers). A expectativa é de que sejam gerados negócios na ordem de US$ 250 milhões para o próximo ano, não só na Bolsa de Negócios, mas em todas as demais áreas englobadas pelo Brite 2011.
Durante o Brite 2011, os operadores internacionais também tiveram a chance de participar de workshops e pré-tours. As áreas de maior interesse desse público foram Sol e Praia; Turismo de Incentivo; Turismo de Negócios; Turismo Cultural; Turismo de Aventura e Organização de Congressos. Entre os destinos que mais encantaram os operadores estavam Manaus, Foz do Iguaçu e Recife.
No sábado, os operadores internacionais assistiram à apresentação “Get Brazil”, com o palestrante Roberto Dutra, e conheceram mais detalhes dos destinos turísticos brasileiros. No domingo, o destaque foi a apresentação “Copa 2014”, com os palestrantes Marco Lomanto, da Embratur, e Roberta Guimarães, da subsecretaria de Eventos e Esportes, que abordaram temas como infraestrutura das cidades-sede e do interior do Estado do Rio.
Antes da abertura oficial do Brite 2011, foi realizado um encontro com prefeitos de cidades do Estado do Rio no hotel Windsor Guanabara. Na ocasião, foram debatidos temas como Destinos Indutores, Centro de Treinamento Pré-Copa e o Fifa Fan Fest (transmissão ao vivo dos jogos em locais públicos, com área de alimentação e realização de shows). Os prefeitos assistiram também à palestra do Instituto Marca Brasil e debateram iniciativas e recursos para o interior fluminense ao lado do vice-governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, do vice-presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Luso Soares da Costa, e do presidente da Associação Estadual de Municípios (AEMERJ), Vicente Guedes.
Comentários