O resort Breezes Bahia, administrado pelo grupo SuperClubs, celebra em 2010 uma década no país e uma das comemorações será a produção da Super Cocada – maior já produzida – que deve chegar aos 500Kg, 30m de comprimento, 50 cm de largura e 10 cm de altura.
Esta será a segunda vez que o resort quebra um recorde produzindo um dos símbolos da culinária baiana. O primeiro evento ocorreu no ano passado, quando a baiana Claudinha preparou o Super Acarajé que tinha 20 kg e 30 cm de diâmetro. A Super Cocada também deve entrar para o Rank Brasil, o livro dos recordes brasileiros.
Originalmente brasileira, a cocada é um doce típico feito a base de coco. As receitas variam, mas em geral levam gemas, leite e coco ralado. Algumas receitas utilizam leite condensado, rapadura, leite-de-coco e coco ralado queimado. Para dar sabores variados às cocadas, são usadas polpas de frutas.
Na cultura popular, quando alguém se acha muito importante, é dito que ele(a) é (ou se acha) o "rei" ou a "rainha da cocada preta". No Candomblé e culturas afros, a cocada branca é denominada "Santo Antônio", e assim solicitada nas bancas espalhadas pelas calçadas de Salvador, na Bahia.
O Chef de cozinha do Breezes, Antonio Sofia Neto, fará as cocadas branca e preta. Normalmente uma cocada pesa 50 g e tem 10 cm de diâmetro. “Fizemos diversos testes em nossa cozinha até chegar no tamanho, gosto e peso ideal dessa cocada, mas sem perder as características do prato”, conta o Chef.
Os hóspedes que vierem prestigiar o evento serão recebidos por baianas servindo quitutes a base de coco e água de coco ao som de músicas temáticas. O prato especial Super Cocada será apresentado no sábado, dia 22, às 13h30 ao som da banda “Batucada”.
Rodas de Samba e Capoeira com a comunidade da Mata de São João, assim como feirinha de artesanato, também animarão o evento. Vale destacar que a equipe do Rank Brasil estará presente para registrar esse recorde brasileiro alcançado pelo Breezes, o único resort Super-Inclusive® do país.
Comentários