Braztoa está no Salão do Turismo com quatro projetos

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) participa do 3º Salão do Turismo, que acontece entre os dias 18 e 22 de junho, no Anhembi, em São Paulo, realizando quatro de seus projetos

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) participa do 3º Salão do Turismo, que acontece entre os dias 18 e 22 de junho, no Anhembi, em São Paulo, realizando quatro de seus projetos (veja abaixo). O estande da entidade está localizado no espaço Casas do Conselho, na rua M. Os espaços são:

Viaja mais melhor idade

Com um estande de 200 m², logo na entrada do pavilhão, o programa Viaja Mais Melhor Idade é um dos destaques do Salão. O projeto, em sua segunda fase, vendeu no primeiro semestre 140 mil pacotes, quase o triplo da expectativa para todo o ano, que era de 50 mil. No Anhembi, várias ações estão programadas para atender ao público da melhor idade. Além da entrada gratuita, há traslado exclusivo a partir do terminal do Tietê levando os visitantes para o evento. Entidades e associações ligadas aos movimentos sociais como o Conselho do Idoso, a Laboridade e a Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI) receberão o público no estande, criando uma área de convivência. Alunos da Universidade de Guarulhos trabalharão voluntariamente no evento, orientando sobre as atividades dedicadas a estes visitantes. De hora em hora, ocorrerão palestras sobre o programa Viaja Mais Melhor Idade, no espaço Núcleo do Conhecimento.

Os visitantes-foco do programa da Braztoa e do Ministério do Turismo receberão kits com informações sobre o VMMI e terão a possibilidade de comprar pacotes durante o evento. Quatro operadoras de turismo – CVC, Luxtravel, Visual e Pomptur – farão um “feirão” na área de comercialização do Salão do Turismo, oferecendo viagens a preços promocionais exclusivos aos visitantes do Salão. Além disso, durante toda esta semana (de 16 a 22 de junho), as 23 operadoras que comercializam pacotes do programa estão estendendo a promoção para as suas agências na cidade de São Paulo.

O Viaja Mais Melhor Idade, projeto que utiliza a plataforma do Vai Brasil, visa a estimular as viagens de pessoas com 60 anos ou mais, definidas pelo Estatuto do Idoso como pessoas da Melhor Idade. Em sua segunda fase, já obteve a adesão de 23 operadoras de turismo, que já ofertam mais de 550 diferentes pacotes. São parceiros a ABAV e Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI).

Palestras do Viaja Mais Melhor Idade: de quarta a sexta, das 14h30min às 18h30min; sábado e domingo, das 10h30min às 18h30min.

Caravana Brasil Internacional

Em uma ação conjunta com a Embratur, dentro do projeto Caravana Brasil Internacional, a Braztoa receberá, de 18 a 21 de junho, no Salão do Turismo, 37 agentes de viagem de oito países da América do Sul: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia.

No evento, eles deverão assistir a uma apresentação do destino Brasil e participar de rodadas de negócios de produtos de seu interesse.

Entre os dias 21 e 24, divididos em quatros grupos, visitarão Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE) e Natal (RN).

O projeto visa divulgar o Brasil a agentes e operadores de turismo dos principais mercados emissivos internacionais.

Caravana Brasil Nacional

No dia 20, sexta-feira, cerca de 230 agentes de viagem de seis estados brasileiros, em doze caravanas, visitarão o Salão do Turismo. Esta é a primeira ação da nova edição do Caravana Brasil Nacional, projeto do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae e a Braztoa, responsável pela operacionalização das viagens. A Caravana, rodoviária, reunirá profissionais de Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. No dia seguinte, eles farão um tour pela cidade de São Paulo.

A Caravana Brasil Nacional tem o objetivo de promover a realização de viagens para que os agentes de viagem e operadores de turismo tenham a oportunidade de conhecer destinos e produtos turísticos — novos ou já comercializados — e, ao mesmo tempo, visitem feiras e eventos comerciais de destaque no setor turístico brasileiro. Através da visita a destinos nacionais, torna-se possível também aproximar operadores turísticos, agentes de viagens e a cadeia produtiva do turismo local. O projeto tem como foco o apoio à comercialização e o estímulo à ampliação e diversificação da oferta turística. Cabe à Braztoa o papel de executora do projeto, visto que a entidade representa as operadoras de turismo, as quais têm um papel significativo na mobilização de atores de um destino, por trabalharem como intermediárias entre os fornecedores e os pontos de comercialização.

Também estarão no evento no mesmo dia, em uma ação do Ministério do Turismo com execução da Braztoa, aproximadamente 115 agentes de viagem do interior de São Paulo.

Benchmarking – Excelência em Turismo/Vivências Brasil

No dia 21, sábado, às 10h30min, no Núcleo do Conhecimento, será apresentado o projeto Benchmarking – Excelência em Turismo/ Vivências Brasil. Representantes da Braztoa, Mtur, Embratur e Sebrae, além de dois empresários que já participaram de viagens, conversarão com o público sobre o projeto, seus resultados e as viagens programadas para 2008/09.

Braztoa, Sebrae, Embratur e Ministério do Turismo uniram-se para, por meio do projeto Benchmarking — Excelência em Turismo/Vivências Brasil, acelerar o processo de melhoria da qualidade dos produtos e destinos turísticos brasileiros, observando, sob os pontos de vista estratégico e operacional, experiências de destinos nacionais consolidados (Vivências Brasil) e de referência internacional (Excelência em Turismo).

Além disso, o projeto busca fomentar o trabalho de forma segmentada pelos operadores de turismo receptivo no País e contribuir para a criação de uma rede entre os empresários participantes e para a incorporação de atributos de qualidade aos produtos turísticos promovidos nos mercados interno e externo, além de incentivar sistematicamente a implementação de melhorias nos destinos e nos empreendimentos envolvidos.

Para 2008 e 2009, estão previstas até oito viagens internacionais e 12 nacionais, num total de 20 viagens, cerca de 240 empresários apoiados e cinco mil profissionais atingidos por meio de ações de multiplicação. (VB)