Embratur promove país durante uma das festas mais tradicionais de Nova York e reúne mais de um milhão de pessoas
Mais de um milhão e meio de pessoas, entre norte-americanos, estrangeiros e brasileiros, marcaram presença, no último dia 31 de agosto, nas comemorações do Brazilian Day, tradicional festa brasileira que acontece no coração de Nova York (Estados Unidos). Realizada há mais de vinte anos, ocupa 25 quarteirões da Big Apple. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) aproveitou a ocasião para divulgar o Brasil como destino turístico. A idéia foi usar a celebração como vitrine do Brasil no exterior.
"Havia um palco gigantesco, grande multidão e os brasileiros que, nesta instância, funcionam como embaixadores do Brasil no exterior", afirma o executivo do Escritório Brasileiro de Turismo na Costa Leste dos Estados Unidos, Miguel Jerónimo. Em nome do ministro do Turismo, Luiz Barreto, e da presidente da Embratur, Jeanine Pires, Jerónimo subiu ao palco para entregar uma comanda especial ao corpo policial da cidade.
Jerónimo aproveitou a ocasião para convidar os estrangeiros a visitarem o Brasil."Neste momento fomos ovacionados", comemora o executivo. A Embratur também manteve, ao longo de todo o evento, um estande com informações sobre o Brasil. Lá, eram distribuídos flyers, guias, mapas, camisetas, bonés, entre outros brindes. "Há uma participação cada vez maior de estrangeiros, não é mais uma festa apenas para brasileiros", diz.
Brasil na ONU
As comemorações na cidade em homenagem ao Brasil começaram na semana passada (25 a 29 de agosto) com uma exposição de imagens de paisagens brasileiras- clicadas pelo badalado fotógrafo Peter Guttman- na sede das Nações Unidas (ONU). Guttman, que recentemente esteve no Brasil, ficou encantado com o colorido, cultura cativante e beleza natural do país.
O mercado norte-americano é considerado prioritário para a promoção internacional do Brasil, sendo o segundo país emissor de turistas para o País (atrás apenas da Argentina): em 2007, foram recebidos quase 700 mil visitantes norte-americanos.
De acordo com o estudo Demanda Turística Internacional 2006, 34,3% deles visitaram o Brasil para fazer negócios ou para participar de congressos e convenções; 34,8% vieram encontrar familiares e amigos e 26,7% vieram a lazer.
(JA)
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