Brazil Promotion: Henrique Guerra participa de seminário

Na apresentação de Henrique Guerra, diretor de criação da TV1 Eventos de São Paulo, durante o Seminário Brazil Promo Tendências, que ocorre em paralelo ao Brazil Promotion, os comentários sobre as tendências em eventos foram bem além. Na visão do profissional, o mercado da criação em eventos caminha de maneira bem ampla, olhando um passo antes de cada ação. 

 

“No dia-a-dia a gente corre tanto, até parece uma pastelaria. Estamos sempre cuidando dos eventos de maneira mecânica, sem enxergar às vezes o que realmente o público. Quer”, diz Guerra. Para ilustrar esse pensamento, o executivo mostrou alguns slides, com imagens de eventos e situações diversas, inclusive uma pop store.

 

“Hoje querermos fazer algo mais impactante e acabamos esquecendo que o mais importante é a comunicação. Devemos fugir dos pacotes e pensar no que seria realmente algo inédito: mensagens, versos, memórias e outras ações que cheguem ao coração das pessoas. A internet que começou como uma repositória de dados como um campo, depois entro no 2.0, de forma colaborativo e vai entrar no 3.0, que é internet semântica, revelando ao cruzar os dados quem e quem”, explica Guerra. "Nesse ponto - ele continua - você sabe onde a pessoa mora e quem são os amigos. Como pegar essas informações e usá-las para fazer eventos cada vez mais personalizados?".

 

Para o diretor de criação da TV1 Eventos, essa é a diferença entre as tendências que vem e as que passam. "As pessoas saem de casa para eventos para cumprir alguns requisitos: utilidade, relevância e entretenimento". Um exemplo de colaboração em eventos são é o evento SP 400 anos da cidade de São Paulo e o evento ocorrido 50 anos depois, com participação de diversas marcas, 31 subprefeituras dando suas sugestões e permitindo que as pessoas também participassem do processo. "Dessa foram, esse público vira sócio e deixa de ser convidado para ser um host do evento. Isso não é novo, mas ficou é esta cada vez mais forte".

 

Na opinião de Guerra, a lógica digital esta mudando tudo. "Como a gente vai levar a interação para fora do browser? Já viram o Foursquare? Ele é perfeito para eventos, os convidados podem localizar quem da sua rede deamigos está no local.  Ao invés de 360 graus vamos pensar em 6 graus. Tem uma frase que gosto muito na internet: erre antes e acerte primeiro. Devemos nos preocupar em falar com as pessoas, seja usando tecnogia como 3D, Led, móbile, mapping, ambilight, holografia, etc. o que vale é a mensagem e envolver as pessoas.