A primeira proposta entregue foi da cidade de São Paulo. Representada pela secretária executiva do Grupo de Trabalho Paulista para a Copa (GT Paulista), Raquel Verdenacci, e pelo diretor de turismo da SP Turis, Luis Sales, a cidade ofereceu o Centro de Convenções do Anhembi, que possui 76 mil m².
Brasília que levou seu governador, Agnelo Queiroz (PT), como chefe da comitiva representando a cidade, e apresentou o Centro de Convenções Parque das Cidades, com 55 mil m².
A cidade do Rio de Janeiro apresentou duas propostas de sede do IBC. O Riocentro e o Centro de Convenções Sul-América. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Felipe Góes, a cidade está propondo duas opções à Fifa a ao Comitê Organizador, pois acredita que o IBC irá transmitir ao mundo durante a Copa a realidade do Rio de Janeiro.
O IBC é a casa da mídia. Ele forma opinião e repercute o que irá acontecer na cidade para o mundo. O Rio quer se posicionar como grande centro da Copa. A cidade quer ter protagonismo.
Segundo o secretário, o Riocentro tem capacidade suficiente, pois já sediou o centro de mídia durante os jogos Pan-americanos de 2007. “Em frente ao Riocentro será construído um hotel. Além do espaço relevante que ele possui, ainda terá um corredor BRT (Bus Rapid Transit)”.
Já o Centro de Convenções Sul-América, de acordo com Góes, levaria vantagem por estar próximo ao estádio do Maracanã e à estação do metrô. Uma nova parte, porém, precisaria ser construída no local para abrigar o IBC. Segundo Góes, a prefeitura do Rio está comprometida a fazê-la.
As propostas serão encaminhadas à Fifa. Em fevereiro serão realizadas vistorias nos locais. Segundo informa o COL, a escolha acontecerá seguindo critérios técnicos definidos pela Fifa TV.
Comentários